Brasil registra 1.274 mortes por Covid-19 em 24h; Total chega a 103.026

Foto: Michael Dantas/AFP

Por: Diario de Pernambuco

O Brasil registrou 1.274 mortes por Covid-19 nas últimas 24h, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (11). Com isto, o total de óbitos causados pela doença no país chega a 103.026.
Em relação ao número de casos, foram confirmados, nas últimas 24h, 52.160 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, elevando o número total para 52.160.
Pernambuco ocupa o 11º lugar no ranking de estados com maior número de casos e óbitos em razão da Covid-19. Ao todo, o estado registra 105.982 casos confirmados e 7.008 óbitos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

COVID-19: AFOGADOS COM 243 CASOS CONFIRMADOS

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta terça (11) foram registrados 06 casos novos para covid-19 em nosso município. Desses, 04 são contatos de casos positivos.

São 05 pacientes do sexo masculino (14, 21, 30, 37 e 90anos) e 01 do sexo feminino (19 anos). Entre os homens: 01 estudante, 01 professor, 01 profissional de segurança, 01 aposentado e 01 agricultor. A mulher é entregadora.

Casos que entram em investigação: 14 pacientes do sexo feminino com idades entre 02 e 75 anos, e 07 pacientes do sexo masculino, com idades entre 20 e 61 anos.

Hoje tivemos 49 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para a covid-19.

Hoje tivemos 06 pacientes curados após avaliação clínica e epidemiológica. Já são 197 (81,06%) recuperados para covid-19 em nosso município. Atualmente, 39 casos estão ativos para a doença em nossa cidade.

Hoje o município atingiu a marca de 2.111 pessoas testadas para a covid-19

O destaque desse início de semana é o aumento significativo no números de casos oriundos de contato domiciliar de casos positivos.

PREFEITURA DE AFOGADOS ENTREGA KITS PARA INSTALAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ROBÓTICA NAS ESCOLAS

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou a entrega de kits para instalação de laboratórios de robótica nas Escolas. A distribuição teve início pelas Escolas Dom Mota e Padre Carlos Cottart, que possuem ensino integral e semi-integral, e contou com as presenças do Prefeito José Patriota, Vice, Alessandro Palmeira, Secretária de Educação, Veratânia Lacerda e gestores escolares. Outras escolas da rede municipal também receberão laboratórios de robótica. As entregas ocorrerão nos próximos dias.
Os kits contém softwares para computadores, cadernos de atividades, equipamentos de conexão USB, cabos de conexão eletrônica, placas de sistema, placas para display e peças em Lego para a criação de projetos em robótica. “Esse é um legado que ficará para além da pandemia. Quando nossos alunos puderem voltar, com segurança, às aulas presenciais, eles vão ter à disposição todo um universo novo de tecnologia, com equipamentos que irão lhes permitir entrar nesse mundo moderno e fantástico da robótica,” destacou o Prefeito José Patriota, que aproveitou para vistoriar as obras de ampliação da Escola Padre Carlos Cottart, que já conta com cinco novas salas de aula prontas e outras em execução.
Para qualificar o trabalho, a Prefeitura de Afogados irá promover uma capacitação com 65 professores, no final de agosto, para que eles possam atuar de forma ainda mais qualificada com as ferramentas que a robótica oferece.
Na Escola Dom Mota, além do laboratório, o Vice-prefeito, Alessandro Palmeira, também entregou medalhas e certificados aos alunos e alunas, do 5º e 6º ano, que se destacaram na edição do ano passado da Olimpíada Brasileira de Robótica.
A Escola obteve duas medalhas de bronze (Sabrina Emanuele Costa e Heitor Amaral), três de prata (Edcarlos Silva Lima, George Lucas Queiroz e Marlene Vitória) e uma medalha de ouro, para o aluno Micael Eleaquim. “Nossos alunos disputaram com mais de duzentos mil jovens e crianças de todo o Brasil. O resultado que eles obtiveram só mostra a qualidade da educação pública, e gratuita, que ofertamos aqui em Afogados,” destacou Sandrinho.

COVID-19: SERRA CHEGA A 2.492 CASOS CONFIRMADOS E 32 ÓBITOS

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados 82 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24h, totalizando 2.492 casos confirmados. São 44 pacientes do sexo masculino e 38 do sexo feminino, com idades entre 1 e 96 anos. .

São 76 casos suspeitos aguardando resultados de exames e 8.766 casos descartados. Quanto à evolução dos casos confirmados, são 2.094 pacientes recuperados, 355 em tratamento domiciliar, 11 em leitos de internamento e 32 óbitos.

Em relação aos profissionais de saúde contaminados, 82 estão recuperados e 24 em isolamento.

O boletim diário, portanto, fica com 2.492 casos confirmados, 76 casos suspeitos,  2.094 recuperados, 8.766 descartados e 32 óbitos.

CASOS CONFIRMADOS:

ZONA URBANA

Cohab/Tancredo Neves (184)

Bom Jesus (277)

CAGEP (64)

IPSEP (420)

Caxixola (56)

São Cristóvão (321)

Borborema (38)

Vila Bela (127)

Alto da Conceição (117)

AABB/Várzea (273) CONTINUAR LENDO

Shopping Serra Talhada promove testagem para Covid-19

Nos dias 08 e 09 de agosto, o Shopping Serra Talhada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a realização de testes rápidos da Covid-19 para quase 250 pessoas.
A ação aconteceu, das 16h às 20, na alameda de serviços do empreendimento. Essa ação é mais uma das medidas adotadas pelo shopping para o controle da proliferação do vírus em Serra Talhada, corroborando com a ideia de cuidado em primeiro lugar.
A fim de manter um fluxo organizado, foram distribuídas senhas entre os interessados em fazer o exame durante as 4h diárias em que a equipe da prefeitura se disponibilizou para os atendimentos.
Vale reforçar que o centro comercial também realiza aferição de temperatura dos usuários nas entradas, cobra a obrigatoriedade no uso da máscara, disponibiliza totens com ao álcool em gel 70% em locais estratégicos para a higienização constante das mãos de seus frequentadores, dentre outros protocolos de biossegurança.
Praça de Alimentação
Restaurantes e lanchonetes que estavam funcionando apenas como delivery ou coleta dos produtos, foram liberados para operar com consumo na praça de alimentação, após a permissão  do governo do estado, datada de 10 de agosto de 2020. Conforme determinações do decreto Nº 3.220, o local funciona com 50% de sua capacidade de atendimento, seguindo o mesmo horário do shopping, das 12h às 20h.
Todos os protocolos de biossegurança, voltados para restaurantes e lanchonetes, estão sendo seguidos à risca, como: uso obrigatório de máscara por colaboradores e clientes, sendo permitida a retirada apenas para o momento da alimentação e desde que a pessoa esteja sentada; marcações nas mesas para manter o distanciamento entre as pessoas; disponibilização de pontos com álcool em gel; adesivos no chão, demarcando as filas para respeitar o distanciamento social, além da Campanha de Conscientização para Prevenção da Covid-19, mais um reforço do empreendimento para conscientizar os usuários da praça de alimentação.
Confira abaixo, boas práticas para você adotar quando for utilizar os serviços das lojas na praça de alimentação:
– Apenas poderá haver consumo de bebidas e alimentos na Praça de Alimentação por clientes que estejam sentados;
– Mantenha o uso da máscara. Só a retire no momento em que você estiver se alimentando e sentado;
– Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço descartável ou com o antebraço, e não com as mãos;
– Antes e após as refeições, lave as mãos com água e sabonete ou use álcool em gel 70%. Para isso, temos pontos com álcool em gel em espalhados pelo Shopping;
– Respeite a sinalização de distanciamento social;
– Evite tocar em superfícies e objetos de forma desnecessária;
– Utilize a praça exclusivamente para alimentação, permanecendo o tempo necessário para isso.
A entrada de crianças no estabelecimento já foi liberada. Porém, as salas de cinema e jogos infantis permanecem sem autorização para funcionamento.

Projeto de volta às aulas na pauta da Câmara dos Deputados

O projeto de lei que estabelece uma estratégia nacional para o retorno das aulas presenciais (PL 2.949/2020), de co-autoria do deputado federal Danilo Cabral (PSB), está na pauta de votação da Câmara Federal nesta terça-feira (11). A proposta determina que haja uma coordenação em cada um dos níveis de governo – nacional, estadual e municipal –, dentre eles e entre os diferentes setores para definir as diretrizes e os protocolos que devem ser cumpridos para a volta às aulas.

“A volta às aulas presenciais deve ter como premissa maior para decidir o momento  a preservação da vida das pessoas, dos profissionais da educação e dos alunos”, destaca Danilo Cabral. Para isso, segundo o parlamentar, é preciso planejamento e organização.  “A União, estados e municípios devem trabalhar em regime de colaboração, para que seja estabelecido um fluxo de informações e de comunicação que dê a cada rede e a cada escola a oportunidade de tomar as melhores decisões”, acrescenta Danilo Cabral.

A retomada das atividades nas escolas é uma decisão complexa, que envolve milhões de famílias, sentimentos, necessidades, condições e visões muito diferentes.  Por isso, as decisões precisam ser tomadas com base em evidências científicas e nos dados disponíveis, com transparência, para que as pessoas saibam qual é a decisão, quem a está tomando e quais são os motivos de cada decisão.

“O projeto de lei tem como objetivo trazer maior racionalidade, pactuação e governança para este processo. Na ausência de um Sistema Nacional de Educação, precisamos criar os mecanismos para que as decisões sejam pactuadas e coordenadas”, afirma o deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), co-autor da proposta. Segundo ele, a matéria pode ser considerada o primeiro desafio de um futuro Sistema Nacional de Educação, cuja criação está em tramitação na Câmara Federal.

A criação de uma estratégia para o retorno das aulas presenciais soma-se a outras duas iniciativas parlamentares para minimizar as consequências da pandemia na área da educação. A primeira foi o Plano Emergencial de Educação (PL 3.165/2020), que prevê a destinação de R$ 31 bilhões para estados e municípios como uma forma de recompor as perdas orçamentárias neste período, além de ajudar nas demandas para as atividades presenciais. Também foi criada a Comissão Externa de Acompanhamento de Volta às Aulas.

Apenas um estado, o Amazonas, retomou as atividades presenciais na rede de ensino público. Em Pernambuco, o governo estadual, através da Secretaria de Educação, divulgou o protocolo completo que escolas, faculdades, universidades e cursos livres deverão seguir para a retomada das atividades presenciais. O governo marcou a data para a liberação dos cursos livres, como escolas de idiomas, de condutores (autoescola), informática, desenvolvimento cognitivo e cursos profissionalizantes. As aulas nessas unidades estão liberadas a partir do próximo dia 17 e devem ser retomadas respeitando quatro fases da liberação.

Prefeitura de Sertânia realiza palestra motivacional online para servidores da educação

Com a presença de professores, gestoras escolares, educadores de apoio e secretários escolares, a Prefeitura de Sertânia promoveu nesta segunda-feira (10) uma palestra motivacional, online, com o palestrante Eugênio Sales. Com o tema “Superando Desafios”, o momento contou com a participação de 250 profissionais da educação.

A ideia é ajudar no desempenho destes trabalhadores que estão ministrando aulas remotas durante a pandemia da Covid-19. Foram tratados temas como autoestima, equilíbrio emocional e como cativar e buscar o interesse do aluno para que ele esteja comprometido com aulas online. A intenção da Prefeitura é estimular os servidores diante dos obstáculos atuais.

“Sabemos o quanto é difícil fazer educação de qualidade em meio a uma pandemia, mas o desejo é motivar nossos servidores e fazer com que se sintam estimulados e inspirados para que, consequentemente, o estudante tenha mais interesse em aprender”, destacou a Secretária de Educação, Valdilene Góis.

Miguel Coelho inaugura creche no Residencial Pomares

Inaugurado, recentemente, o Residencial Pomares ganhou um equipamento público para a educação infantil. Nesta segunda (10), o prefeito Miguel Coelho esteve no conjunto habitacional para a entrega simbólica de uma creche para os moradores. O centro educacional terá capacidade para atender 133 alunos e será aberto após a liberação das aulas na rede pública.

A nova creche do Pomares foi construída ao lado da quadra esportiva do residencial. A estrutura foi montada com com quatro salas de aula, refeitório, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, ambientes de coordenação e direção. Quando estiver liberada para funcionar, a unidade receberá crianças de um a cinco anos das famílias residentes no habitacional.

O equipamento integra um pacote de obras para a educação infantil de Petrolina. Recentemente, o prefeito inaugurou um centro infantil na Vila Marcela. Mais quatro creches estão em construção nos bairros Henrique Leite, Vila Eulália, Antônio Cassimiro e Padre Cícero. O pacote ainda contabiliza outras cinco, em fase de licitação das obras, nas comunidades do Fernando Idalino, Nova Petrolina, Jardim Imperial, Jardim Petrópolis e Terra do Sul.