Discurso de Bolsonaro sobre Amazônia passa ideia de apoio ao desmatamento, diz Maia

Por: FolhaPress 
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou neste sábado (24), em Vitória (ES), que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) mudou o discurso que vinha fazendo sobre a crise ambiental no país ao afirmar tolerância zero às queimadas na Amazônia.

Ele disse que o discurso “radical” do presidente pode ter passado a ideia de apoio ao desmatamento, mas afirmou não crer que o governo dê “qualquer incentivo a esses criminosos”.

“O que o presidente da República diz é muito forte, tem peso. O que eu digo talvez não tenha a mesma força. Então, por isso, temos que compreender que muitas vezes o que falamos tem um impacto muito maior do que a gente imagina”, afirmou Maia.

“Uma verbalização malfeita pode gerar grandes crises. Quando vocaliza polemizando no tema, qual impressão que dá? Que há algum tipo de apoio. Acho que o presidente certamente percebeu isso e ontem fez um discurso reafirmando a tolerância zero. E tem que ser mesmo.”

A declaração foi feita durante o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece no Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo, onde se reuniram governadores das duas regiões para discutir sobre investimentos nos estados brasileiros.

Maia reconheceu que a forma radical como o presidente tem se comunicado pode ter agravado a relação com governos internacionais. “O presidente compreendeu que está passando uma sinalização de algo que talvez ele não esteja fazendo, que é estimular as queimadas”, afirmou o presidente da Câmara.

“Todo discurso mais radical a alguma instituição do estado democrático de direito, quando se polemiza da forma que o presidente fez nos últimos dias, em relação às queimadas, acaba gerando uma insegurança”, completou, referindo-se a acusações do presidente da República contra ONGs e movimentos ambientais.

Na quarta (21), Bolsonaro disse, sem apresentar qualquer evidência, que ONGs estariam por trás das queimadas na floresta. “Quando ele questiona um dado e diz que eles estão errados e acusa outras pessoas por essas ações criminosas, ele sinaliza que pode estar dando um apoio, que eu acredito não existir.”

Maia afirmou que entende as preocupações de países europeus com relação às queimadas na Amazônia, mas pediu diálogo antes da discussão sobre possíveis sanções contra o Brasil.

“Nossa relação com a União Europeia é histórica, qualquer retaliação vai gerar talvez um conflito grande e histórico. É preciso diálogo neste momento. Eles têm razão na preocupação, mas caminhar para sanções mais duras sem o Brasil ter tomado ainda qualquer atitude concreta, é precipitado.”

No mesmo evento, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o avanço do Brasil com a reforma da Previdência está sendo neutralizado com um “passo gigantesco” nas questões ambientais.

“O Brasil deu um passo gigantesco em relação à reforma da Previdência e um passo enorme para trás nas questões ambientais, neutralizando um projeto tão importante como este da Previdência.”

Dória fez duras críticas e avaliou que o desgaste com a crise ambiental no país pode comprometer ainda mais os projetos de investimentos que estão sendo traçados para o Brasil.

“Uma imagem desgastada do país impacta diretamente nos investidores. Não é uma questão só dos governos brasileiros, mas de relações internacionais. Fechar as portas para o mercado brasileiro significa matar a economia do país”, afirmou o governador.

“Não se pode misturar partidarismo e ideologia com meio ambiente. Aliás, esse termo precisa e merece ter o respeito de todos nós, além da nossa solidariedade. Dar um passo para trás neste momento delicado é prova de esperteza e humildade”, continuou.

Paulo Câmara inaugura Expresso Cidadão e participa de nova caravana do 13º do Bolsa Família

Em Salgueiro, unidade vai atender mais de 20 mil pessoas por mês. Já em São José do Belmonte, 

governador encontrou com beneficiários do programa de transferência de renda

SALGUEIRO E SÃO JOSÉ DO BELMONTE – Encerrando uma extensa agenda de trabalho no interior de Pernambuco, o governador Paulo Câmara inaugurou mais uma unidade do Expresso Cidadão, dessa vez, em Salgueiro, no Sertão Central. Agora, são nove unidades distribuídas pelo Estado, sendo quatro na Região Metropolitana do Recife: Cordeiro (em reforma), Boa Vista, Olinda e Pina; e cinco no Interior: Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Salgueiro. A nova unidade vai atender mais de 20 mil pessoas por mês no município.

Na inauguração, o governador destacou a importância dessa iniciativa para a população de Salgueiro e daquela região. “É uma estrutura de serviços para que a população possa, com tranquilidade,dispor de um espaço onde é possível resolver várias questões de interesse. A intenção é dar conforto, agilidade e pontualidade. Aqui no Expresso Cidadão, as pessoas vão ter vários serviços à disposição, e sempre contando com a possibilidade de sugerir outros novos serviços”, afirmou.

Coordenada pela Secretaria de Administração (SAD), a unidade, além de ofertar os serviços já conhecidos pela população, como emissão de carteira de identidade, emissão de CPF, segunda via da carteira de motorista e emissão da carteira de trabalho, contará com dois novos órgãos: o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE) e o Expresso Empreendedor.

De acordo com o secretário de Administração, José Francisco Neto, o Programa Expresso Cidadão foi pensado para aproximar ainda mais a população dos serviços públicos, trazendo facilidade e alto padrão de atendimento. “A nova unidade em Salgueiro só mostra o quanto o Expresso Cidadão se consolidou em Pernambuco e reafirma o quanto o programa é exitoso, desde que foi lançado, há 21 anos”, destacou o titular da pasta. Nesse período, o programa já atendeu cerca de 40 milhões de pessoas.

O novo Expresso Cidadão foi implantado no Salgueiro Shopping (Av. Antônio Angelim, Nº 570, 1º pavimento – Centro – Salgueiro/PE). A unidade possui 572,22 m², para assegurar o bem estar do cidadão e facilitar o acesso do público.

BOLSA FAMÍLIA – Depois de Ouricuri, foi a vez  de São José do Belmonte receber a Caravana do 13º do Bolsa Família, na tarde desta sexta-feira (23), no Clube Mega W. O governador Paulo Câmara encontrou com os beneficiários do programa de transferência de renda na cidade para apresentar detalhes da iniciativa estadual, que vai conceder anualmente até R$ 150 a título de parcela extra aos pernambucanos cadastrados. Em São José do Belmonte, 19.155 pessoas recebem o benefício, o que representa cerca de 57% dos moradores do município.

Para quem recebe abaixo de R$ 150, o programa estadual prevê a ampliação do valor através da inserção do CPF na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).  Essa norma já está em vigor desde o dia 29 de março, e é válida para os 14 mil estabelecimentos credenciados com nota fiscal eletrônica. O período de apuração vai até 31 de janeiro de 2020. Para participar do programa, não será necessário fazer inscrição ou adesão, basta ser beneficiário do Bolsa Família e estar regular com as exigências do programa federal.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

KIT’S DE IRRIGAÇÃO DISTRIBUÍDOS DURANTE A EXPOAGRO COMEÇAM A GERAR PRIMEIROS FRUTOS

Durante a XV Expoagro, a Prefeitura de Afogados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, entregou kit’s de irrigação a cinquenta produtores rurais do município.

Milho, feijão e hortaliças, dentre outras culturas, já estão sendo produzidas pelos agricultores beneficiados. Os Kits são compostos por uma caixa d’água de mil litros, bomba elétrica, tubos de pvc, 50 metros de cabos elétricos,  mangueira de gotejamento e conexões.

No sítio Carnaíbinha, por exemplo, onde a produção está a pleno vapor, os agricultores inovaram, construindo uma base com pneus, preenchidos por terra, para servir de base à caixa d’água entregue pelo poder público. Além de prática para instalar, ela também é sustentável, pois feita com pneus retirados do lixão. Além de ter um custo próximo de zero, pois o agricultor não precisa gastar com concreto, ferragem, cimento e tijolos.

“Trabalhamos muito para melhorar a infraestrutura hídrica de nossas comunidades rurais. Vamos agora fortalecer o apoio às cadeias produtivas de nossa agricultura, com investimento em insumos e equipamentos, e o apoio técnico necessário para que os nossos agricultores consigam a tão sonhada autonomia financeira, retirando o seu sustento e o de sua família do que a terra produz,” destacou o Prefeito José Patriota.

A entrega dos kit’s ocorreu em Julho, e contou com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

Corpo Inclusivo de Sertânia realiza apresentação na APAE de Serra Talhada

Os membros do Corpo Inclusivo de Sertânia, ligados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), participaram na manhã desta sexta-feira (23) da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência realizada pela APAE, em Serra Talhada.

Os participantes encantaram o público com duas apresentações culturais voltadas para o resgate de danças antigas, como Terezinha de Jesus e Rosa Juvenil. Ao todo 32 membros participaram do momento.

À tarde, os integrantes do Corpo Inclusivo aproveitaram a viagem para visitar o Museu do Cangaço, ainda em Serra Talhada. Uma ação que permitiu a esse grupo conhecer melhor a nossa cultura, além de ser uma oportunidade de inclusão social, que proporcionou muita diversão e alegria.

O Corpo Inclusivo de Sertânia atende as pessoas com deficiência há 11 anos. Atualmente conta com 46 membros, que quatro vezes por semana participam de atividades de dança, teatro, artesanato, música, entre outras. Essas pessoas são acompanhadas ainda por uma equipe multiprofissional: educador; psicólogo, assistente social e outros.

O CRAS oferta também acompanhamento familiar, serviços como encaminhamentos, escuta especializada e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). A ideia é trabalhar a inclusão, a socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

Paulo Câmara encerra, em Salgueiro, a segunda rodada do Todos por Pernambuco

 

Com o fim deste novo circuito percorrido pelo governador, a população do Sertão do Estado já foi contemplada  com o seminário

SALGUEIRO – O governador Paulo Câmara encerrou a segunda rodada da 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco nesta sexta-feira (23), na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Urbano Gomes de Sá, em Salgueiro, no Sertão Central. Ao fim dessas duas primeiras rodadas, todas as seis regiões de desenvolvimento (RDs) localizadas no Sertão do Estado foram contempladas com os debates do seminário, que funciona como uma ferramenta de participação social e, por meio da escuta popular, promove um fórum participativo que acontece sempre no primeiro ano da gestão estadual, contribuindo para definir as prioridades da gestão para cada região do Estado.

O governador, que nos últimos dias percorreu também os sertões do São Francisco e do Araripe, fez um balanço da participação popular. “Essa manhã de trabalho resultou, só aqui na região do Sertão Central, em 426 propostas e mais 124 vídeos. Ou seja, muitas pessoas contribuíram e nos deram condição de fazer com que o dia de hoje fosse proveitoso, para que a gente consiga olhar para o futuro do nosso povo. É com esse cuidado de estar presente em todas as regiões que venho governando Pernambuco”, afirmou.

Paulo Câmara continuou, explanando as ações a serem realizadas para o povo sertanejo. “É importante finalizar obras, como a da estrada de Conceição das Crioulas, que vai ficar pronta já no próximo ano. Também a questão da água lá naquela localidade, que no máximo em 60 dias estará chegando na casa das pessoas. Tem um pleito antigo aqui, do povo do Sertão Central, que é o IML de Salgueiro. Estamos fazendo um novo projeto. E o mais importante: ver no Todos Por Pernambuco as maiores demandas da população, para que a gente possa continuar melhorando e possa, efetivamente, fazer o que precisa ser feito”, finalizou.

Alexandre Rebêlo, secretário de Planejamento e Gestão – responsável pela realização dos seminários – avaliou como positiva a participação da população sertaneja. “Foi um momento muito rico. Sabemos que cada cidade, cada área do Estado, tem uma especificidade, ou seja, tem uma demanda diferente. Tem uma área do sertão que é ligada ao rio São Francisco. Diferente, por exemplo, do Sertão do Araripe, que é ligado à área do gesso. E hoje viemos à cidade de Salgueiro, no Sertão Central. Os seminários têm sido muito bem-sucedidos”, disse.

Segundo o secretário, quase oito mil pessoas já passaram pelos seminários, contabilizando mais de seis mil propostas recolhidas. “É um modelo de gestão bem-sucedido. E a gente tem visto mais uma vez, neste ano de 2019, como a população interage bem, gosta dele e de participar”, concluiu.

A 4ª edição do Seminário trouxe uma grande novidade: a participação digital da população pelo site www.participa.pe.gov.br

 Além disso, nos locais de cada seminário foram montadas ilhas de propostas, onde os cidadãos que comparecem presencialmente podem deixar suas sugestões pelo site, como fez a professora Socorro Oliveira, da Escola Estadual Manuel Leite, que trouxe sua turma de alunos para ajudar na construção das ações do Governo, o que contribuiu para a própria construção da cidadania desses jovens.

“Orientamos os alunos a falarem. Trabalhamos muito a visão do aluno enquanto crítico social das necessidades do município. Para o aluno, há uma evolução enquanto cidadão. Nós vivemos em uma sociedade em que a gente prepara o cidadão para que ele evolua, temos essa participação, enquanto professor, de ter essa construção, participação construtiva. Então, esses momentos são de grande importância para que ele evolua enquanto cidadão”, argumentou a professora.

Uma das alunas, Fernanda Parente, de 15 anos, sugeriu o aumento do número de vagas para o Programa Ganhe o Mundo. “Acho importante participar de uma ação como essa, porque assim as nossas opiniões e o que desejamos que melhore, tudo isso pode ser ouvido”, afirmou a estudante do nono ano.

Durante o evento, foi oficialmente inaugurada a cobertura e reforma da quadra poliesportiva da Erem Professor Urbano Gomes de Sá, que recebeu investimentos da ordem de R$ 395 mil, por meio do Programa Quadra Viva. O equipamento tem área total de 772,40 metros quadrados, com estrutura em arco metálico e dimensões de 24,10m x 32,05m, e vai beneficiar mais de 350 estudantes.

RODOVIA – Com 52% do andamento realizado, os trabalhos de pavimentação avançam na estrada de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, vistoriada ainda na manhã desta sexta-feira pelo governador. A obra faz parte das ações do Programa Caminhos de Pernambuco, que em julho deste ano retomou o projeto de implantação e pavimentação da PE-460, no trecho que vai da BR-116 até o entroncamento com a estrada de acesso ao distrito de Conceição das Crioulas. Com investimento aproximado de R$ 20 milhões em recursos próprios do Estado, a estrada vai beneficiar diretamente mais de 60 mil habitantes.

Atualmente, estão sendo executados os trabalhos de terraplanagem e pavimentação da pista ao longo dos 25 quilômetros da nova rodovia, além da construção de uma ponte sobre o rio Urubu. As ações estão sendo realizadas por uma equipe de 73 trabalhadores, que atuam com 40 equipamentos pesados. A previsão para conclusão das obras é junho de 2020.

Obras da quadra de Várzea Velha estão em ritmo acelerado

O Governo Municipal de Sertânia continua investindo em espaços que garantam a promoção do bem-estar e lazer da população. Estão sendo construídas Academias de Saúde, ginásios e quadras, que atendem tanto a sede, como distritos e povoados. A proposta é oferecer aos sertanienses ambientes adequados para práticas esportivas e de recreação.

Uma das comunidades contempladas é o povoado de Várzea Velha, a localidade que fica a 60 km da zona urbana está recebendo uma quadra com arquibancadas e vestiário. No local já está sendo feita a montagem da estrutura de coberta. Os trabalhos estão sendo realizados por meio de convênio entre o FNDE e a Prefeitura. O custo total é de R$ 449.226,58. A previsão de conclusão é outubro.

Com essa ação, 116 alunos da Escola Municipal Vicente Bezerra da Silva poderão utilizar o espaço para as atividades físicas e eventos do calendário escolar. O ambiente também vai atender a comunidade, que tem aproximadamente 500 pessoas.

Além do povoado de Várzea Velha, está sendo construída quadra no Sítio Caroá. Já em Albuquerque Né e Rio da Barra as quadras já existentes estão sendo cobertas. Na sede, a Escola Presidente Vargas, que passou por reforma, terá, em breve, sua quadra concluída e o Povoado de Cruzeiro do Nordeste vai ganhar um ginásio poliesportivo, que está com os trabalhos avançados.  Mais 1.500 alunos serão beneficiados com essas obras.

Em fevereiro, a prefeitura entregou, ainda, uma nova quadra para o povoado de Moderna, o espaço passou por serviços de melhorias e revitalização. O Governo Municipal de Sertânia acredita no esporte como um instrumento de transformação social, sabendo que as práticas esportivas, além de gerarem benefícios a saúde, são ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do cidadão.

Programa Criança Feliz avança no governo Bolsonaro, diz líder

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou nesta quinta-feira (22) que o programa Criança Feliz alcançou “expressivos resultados” em 2019, superando 18,5 milhões de atendimentos de crianças e mulheres grávidas nos primeiros sete meses do ano. O número, segundo o senador, é quase o dobro do total de atendimentos registrados em todo o ano passado, “comprovando que o governo do presidente Jair Bolsonaro está atento às necessidades da população, especialmente dos mais pobres”.

Em discurso no plenário do Senado, Fernando Bezerra disse que 729 mil pessoas já foram beneficiadas pelo programa. “Esse número já representa um avanço em relação às 470 mil pessoas atendidas em 2018. Mas o governo quer avançar ainda mais para atender 1 milhão de pessoas até o final do ano e 4 milhões até o final do mandato do presidente Bolsonaro”, ressaltou.

O programa Criança Feliz, de acordo com o líder, tem importância estratégica ao estimular, por meio de visitas domiciliares, o desenvolvimento integral na primeira infância. Ele acompanha crianças de zero a três anos e gestantes inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, além de crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Todos nós sabemos que os primeiros anos de vida de uma criança são particularmente importantes. Os investimentos na primeira infância são decisivos para o desenvolvimento humano e a redução das desigualdades sociais.”

Fernando Bezerra explicou ainda que o Ministério da Cidadania editou a Portaria nº 1.217, de 1º de julho de 2019, para estender o Criança Feliz a todas as famílias inscritas no Cadastro Único e não apenas a quem recebe o Bolsa Família ou o BPC. E fez um apelo para que o Congresso Nacional assegure os recursos necessários para a manutenção e ampliação do programa. Segundo o líder, no Orçamento de 2019, foram destinados R$ 377 milhões para o programa – “uma cifra pequena diante de seu impacto na vida dos mais desassistidos”.

“Os recursos são usados para custear as ações do programa nos 2.619 municípios brasileiros que fizeram a adesão”, informou.

No Araripe, Paulo Câmara visita obra, inaugura escola e participa de caravana do 13º do Bolsa Família 

 Agenda do governador no Sertão ainda incluiu entrega de 440 títulos de posse, beneficiando agricultores familiares
BODOCÓ, OURICURI E PARNAMIRIM – Finalizando a peregrinação pelo Sertão do Araripe, o governador Paulo Câmara vistoriou as obras de construção da nova ponte em concreto sobre o Rio Pequi, em Bodocó, que avançam em ritmo acelerado, envolvendo 26 profissionais no trabalho. A intervenção está sendo feita pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que se encontra interditado, no km 20 da PE 545. O aporte de aproximadamente R$ 2,5 milhões em recursos próprios será investido com a expectativa de entregar a ponte ainda em outubro deste ano, beneficiando diretamente mais de 37,9 mil moradores do município.
 
Já em Ouricuri, também no Araripe, Paulo Câmara participou, ao lado do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, da 60ª Caravana do 13º do Bolsa Família, na Escola de Referência em Ensino Médio Fernando Bezerra. O governador classificou as ações voltadas para os que mais precisam como importantes para nortear seu governo. “Todos nós sabemos que o Brasil passa por um momento muito ruim. É uma crise que não acaba. Aqui em Pernambuco, eu tenho dito que temos que trabalhar, fazer as parcerias, estar junto com os prefeitos e prefeitas, conversando com deputados e com a sociedade, com vocês, fazendo aquilo que pode melhorar a vida de cada pernambucano e pernambucana”, resumiu.
O encontro reuniu beneficiários do Bolsa Família de Ouricuri para apresentar detalhes da iniciativa estadual, que vai conceder até R$ 150 por ano, a título de parcela extra, aos pernambucanos cadastrados no programa federal. No município, são 37.327 beneficiários do programa, o que representa 54% da população local. Além desta cidade, o evento também vai passar por São José do Belmonte nesta sexta-feira (23), no Clube Mega W. Atualmente, 1.178.788 famílias pernambucanas são atendidas pelo Bolsa Família, o que representa 36% da população total do Estado. Com o 13º, a gestão estadual vai injetar cerca de R$ 175 milhões na economia por ano.
TÍTULOS DE POSSE – Ainda em Ouricuri, o governador entregou 440 títulos de propriedade já registrados em cartório, beneficiando famílias de agricultores. São 248 títulos em Ouricuri, 118 no município de Araripina e 74 em Bodocó, resultado das ações da Regularização Fundiária. Desde 2015, mais de 5 mil títulos de posse já foram entregues na região. A Regularização Fundiária é uma política agrária que garante aos agricultores familiares ocupantes de terras estaduais devolutas a permanência e a propriedade da terra, com a emissão do título de posse, resultando na segurança jurídica do imóvel.
 
NOVA ESCOLA EM JACARÉ – Finalizando o dia de atividades no Araripe, o governador Paulo Câmara, e o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, entregaram à população a Escola Municipal Domiciano Balbino da Silva, no distrito de Jacaré, município de Parnamirim. A estrutura dispõe de seis salas de aula, salas de leitura e informática, cozinha, área de serviços com despensa e depósito de material de limpeza, banheiros acessíveis, área administrativa (secretaria, coordenação, diretoria, almoxarifado e arquivo), sala de professores e pátio recreativo. Na ocasião, foi assinada a formalização do termo de cessão do uso da escola, que foi municipalizada no início deste ano.


Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Entrevista Amupe: Por que investir na comunicação pública? Diretor da EPC responde

A EPC é a Empresa Pernambuco de Comunicação, que está prestes a completar 8 anos e convoca a sociedade para uma audiência pública em Caruaru.

O diretor-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) Gustavo Almeida falou com a Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, sobre as atuais ações em âmbito comunicacional e dos desafios que a Empresa enfrenta para se consolidar como uma instituição de referência na comunicação de Pernambuco. A Associação tem um espaço no Conselho Administrativo da EPC.

Mestre em Comunicação, pesquisador e professor universitário, Almeida concedeu entrevista na Unidade Administrativa da EPC no Recife, localizada na Avenida Conde da Boa Vista, já que a central da Empresa é em Caruaru, pois a sua geradora está instalada na capital do forró. O diretor também destacou o desafio de fazer comunicação pública perante o cenário nacional de desvalorização da informação.

Ainda no dia 28/08, a EPC vai realizar uma audiência pública em Caruaru a fim de ouvir da população opiniões sobre a Empresa. O evento acontece, na nova sede do grupo, no prédio do Centro Tecnológico do Agreste, bairro do São Francisco, às 14h, é de graça e aberto ao público em geral.

Como surgiu a Empresa Pernambuco de Comunicação?

Gustavo Almeida: A EPC foi criada através da Lei Estadual de número 14.404 de 2011. Em 2013 começou um período de transição, por que ela vem do antigo Departamento de Telecomunicações de Pernambuco, Detelpe. Em 2014, a EPC passa a existir na prática, com seu próprio orçamento. Hoje nós somos uma Empresa Pública vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Como se constitui hoje a EPC?

Gustavo Almeida: Hoje a EPC não se restringe apenas a televisão. Temos a TVPE, ela é o nosso carro-chefe com 60 retransmissoras espalhadas por todo o Estado, temos programação própria e independente a exemplo do TVPE no Ar, o Mais Radical e o Trilhas da Democracia, além da programação em rede com a TV Brasil. Porém existem outros 4 braços além desse. O Portal EPC, EPC Serviços, EPC Lab e o Sistema Golfinho de Comunicação, este último em fase de transição da Administração de Noronha para a EPC.

O Portal EPC foi lançado esse ano. Além de oferecer conteúdo próprio, a gente pretende que esse seja o portal de comunicação pública do Estado. O nosso interesse é que blogs independentes, profissionais das mais diversas áreas possam escrever artigos, notícias e usar esse canal para publicar seus textos, que devem seguir as diretrizes da comunicação pública na Constituição Federal e na Lei 11.652/2008 que criou a EBC e serviu como inspiração para criação da EPC.

EPC Serviços foi criada com o intuito de prestar serviços de produção audiovisual em  geral, pois a Lei de criação da Empresa permite esse tipo de coisa. Se uma instituição pública ou uma empresa privada , por exemplo, caso necessite de algum suporte para a produção de um programa ou vídeo institucional, pode nos contratar para a realização deste trabalho. Como também temos espaços para divulgar informações institucionais.

Os valores para realização de serviços variam de acordo com o tipo de produção. Confira os valores para veiculação de material institucional na TVPE.

A TV pública nos propicia um espaço de experimentação de projetos, diferente de uma TV comercial, que não costuma arriscar seu patrocínio para experimentar uma apresentação diretamente em sua grade. Com essa visão, nós criamos a EPC Lab, que é um laboratório de pesquisas, experimentos e inovação da Empresa. A partir do edital de 2018 “TV Digital, Novas Mídias e Inovação na Comunicação Pública”, da Facepe, duas propostas foram escolhidas, uma composta por professores da Universidade de Pernambuco (UPE) e outra por professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

CONTINUAR LENDO

Com concursos e shows, ExpoCaroá deve movimentar mais de R$ 50 mil neste fim de semana

A tradicional feira de caprinos e ovinos do povoado de Caroá, zona rural de Petrolina, será neste fim de semana. A ExpoCaroá deve atrair cerca de duas mil pessoas durante o sábado (24) e domingo (25). A programação do evento também conta com um concurso de peso dos animais e shows. O evento é realizado pela Associação dos Moradores, Agricultores de Pecuaristas Rurais de Caroá (Amapruc), com apoio da Prefeitura de Petrolina.

O concurso irá ofertar premiações em dinheiro do 1º ao 5º colocados. De acordo com o presidente da Amapruc, Edinaldo da Silva, o evento deve movimentar em torno de R$ 50 mil só na feira. “É uma festa que atrai pecuaristas diversas cidades como Santa Filomena, Dormentes e Lagoa Grande. Nosso objetivo é incentivar os criadores a melhorarem e aumentarem seus rebanhos”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Júnior, destaca a importância do evento que faz parte do calendário oficial do município. “A ExpoCaroá é uma feira que solidificou com um grande potencial de crescimento. A gestão do prefeito Miguel Coelho tem o compromisso de fortalecer ações que valorizam o homem do interior e fomentam a economia local”, afirma.

Confira a programação:

Sábado (24)

12h: Chegada dos animais

18h30: Secagem do leite (tirar o leite das cabras)

19h – 20h: Inscrições dos animais

21h: Paixão Encantada

23h:  Wilk Cantor

01h: Chamego Manhoso

Domingo (25)

08h: Ordenha das cabras

09h30: Concurso de peso

12h: Entrega da premiação

13h: Cidinho e os Quatro do Arrocha

18h: Encerramento