Governador recebe João Campos, prefeito eleito do Recife, e discute parcerias para os próximos quatro anos

Em sua primeira visita ao Palácio do Campo das Princesas após ter sido eleito prefeito do Recife, João Campos foi recebido pelo governador Paulo Câmara, no início da noite desta quinta-feira (03.12). Participaram do encontro a vice-governadora Luciana Santos, a vice-prefeita eleita Isabella de Roldão, além da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. O assunto principal do encontro foi a formalização de novas parcerias para o Recife.

Um dos temas abordados foi a triplicação do trecho da BR-232, no Curado. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2021. O investimento estimado é de R$ 150 milhões e prevê a execução de obras de alargamento, passarelas, viadutos e paisagismo, além de desapropriações no trecho da BR-232, entre as BRs-101 e 408. Os recursos serão provenientes do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Recife e de emendas da bancada federal.

Também foram discutidas parcerias e investimentos em áreas estratégicas, como saúde e educação. O governador Paulo Câmara reforçou os entendimentos nesse início de gestão do novo prefeito eleito do Recife e disse que está intensificando as ações estruturantes em diversas regiões do Estado, com o início e entrega de obras, atração de novos investimentos e ações que garantem mais saúde e educação para a população.

Em encontro com construção civil, Silvio discute cenário pós-pandemia

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) participou, nesta quinta-feira (03), de um encontro virtual com representantes da construção civil de todo o país. O Encontro Nacional da Indústria da Construção, promovido pela Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é o maior evento do setor e discutiu temas estratégicos e da agenda nacional do segmento. Durante a discussão, o parlamentar destacou a importância do setor e a necessidade de avançar na agenda Brasil para que 2021 seja um ano de retomada da economia. Além de Silvio, o evento contou com a presença do vice-presidente, Hamilton Mourão; do ministro da Economia, Paulo Guedes;  do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, além do líder do Governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), e do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

O setor foi responsável pela criação de 138,4 mil novos postos de trabalho nos primeiros dez meses de 2020 e liderou a geração de vagas formais no País, superando, inclusive, a Agropecuária, que contabilizou 102,9 mil novos empregos no mesmo período. Além disso, é o segmento mais importante em 21 estados, segundo a CBIC. A construção civil emprega hoje 5,7 milhões de pessoas no Brasil. Em Pernambuco, 1.265 postos com carteira assinada foram criados no mês de outubro. De julho até agosto, o setor no Estado gerou 5.660 novas vagas de trabalho.

“O setor representa mais de 5% do Produto Interno Bruto e gera milhões de empregos no país. Mesmo em um ano difícil, ele deu sinal de que, se tiver estímulo, vai ajudar na recuperação da economia. Eu digo sempre que o parlamento deve ter compromisso com a construção civil. Iniciamos o ano com uma previsão de crescimento de 2,5% no PIB. Mas, infelizmente, fomos surpreendidos com a pandemia do coronavírus. Estamos terminando o ano com uma previsão de queda de 5,5%, mas estou confiante na recuperação. Estamos vendo vários setores crescendo e a construção civil é um deles. Estou confiante de que vamos, com toda dificuldade, superar esse momento difícil que estamos vivendo”, destacou o parlamentar.

Para Silvio, o trabalho em conjunto com o Congresso Nacional foi fundamental na elaboração de pautas importantes para a economia brasileira. “Precisamos, cada vez mais, estreitar essa relação com o setor. Sobretudo hoje, em um dia muito importante que foi a consolidação da MP 996, que trata do programa habitacional Casa Verde e Amarela. Proposta fundamental para a economia e que vai estimular o setor nos próximos anos. É preciso acreditar no Brasil. Não tenho dúvidas de que os próximos três anos serão importantes para a retomada do crescimento. Não tenho dúvidas de que com isso vamos dar credibilidade à agenda institucional, ao mercado e fazer com o Brasil ter um ano de muito equilíbrio e previsibilidade. Com previsibilidade poderemos manter a taxa de juros. Nós, do Republicanos, vamos votar a reforma tributária de forma consensual, assim como a reforma administrativa”, frisou.

AFOGADOS REGISTROU 14 NOVOS CASOS DE COVID-19, 07 JÁ ESTAVAM EM INVESTIGAÇÃO

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta quinta (03), foram registrados 14 casos para covid – 19 em nosso município. Desses 07, já estavam em investigação.

Informamos ainda que realizamos um inquérito epidemiológico entre os profissionais da educação, com a realização de 288 testes. O mesmo teve início na semana passada e encerrou hoje. Desses, 26 apresentaram resultados positivos para covid – 19, mas 20 deles já estavam curados. Ou seja, não apresentaram sintomas durante o período da infecção.

São 09 pacientes do sexo feminino, com idades de 21, 35, 37, 47, 48, 58, 65, 74 e 76 anos; e 05 pacientes do sexo masculino, com idades de 07, 30, 38, 53 e 64 anos. Entre as mulheres: 02 agricultoras, 03 aposentadas, 01 cozinheira, 01 sem informação, 01 estudante (rede pública) e 01 profissional da saúde. Já entre os homens: 02 agricultores, 01 estudante (rede pública), 01 serralheiro e 01 motorista.

Casos do inquérito dos profissionais da educação: São 21 mulheres e 05 homens. As idades variam entre 24 e 58 nas mulheres, e entre 21 e 54 anos nos homens.

Hoje, 163 pacientes apresentaram resultados negativos para covid – 19 em nosso município.

Entram em investigação os casos de 29 mulheres, com idades entre 07 e 77 anos; e os de 27 homens, com idades entre 06 e 74 anos.

Hoje, 07 pacientes apresentaram cura após avaliação clínica e epidemiológica. O município atingiu a marca de 1.467 pessoas (96,11%) recuperadas para covid-19. Atualmente, 72 casos estão ativos. Por razões operacionais do sistema de informações, entram no boletim de amanhã, 04/12, os 20 profissionais do inquérito da educação que apresentaram cura.

O município atingiu a marca de 7.855 pessoas testadas para covid-19, o que representa 21,08 % da nossa população testada.

Casos leves x SRAG/covid- 19:
Leves (1498 casos), 96,08% Graves (61 casos), 3,92%.

COVID-19: SERRA TALHADA REGISTROU 28 NOVOS CASOS

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa no boletim epidemiológico desta quinta-feira (03/12) que o município atingiu a marca dos 4.911 pacientes recuperados da Covid-19.

Nas últimas 24 horas foram confirmados 28 casos positivos da doença, diagnosticados através de 16 testes rápidos, 05 swabs e 07 exames particulares. São 10 pacientes do sexo masculino e 18 do sexo feminino, com idades entre 11 e 58 anos.

O município tem 5.050 casos confirmados, 245 em investigação, 22.148 descartados, 66 em isolamento domiciliar, 07 em internamento hospitalar, 73 casos ativos e 66 óbitos.

Paulo Câmara coordena reunião mensal do Pacto Pela Vida 

 Na última reunião do ano com a participação do governador, estatísticas de novembro indicam 39º mês consecutivo de redução nos roubos e furtos no Estado.

O governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira (03.12), mais uma reunião do Pacto Pela Vida (PPV), na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag). No encontro, foram analisados os números referentes a novembro deste ano, que indicam o 39º mês consecutivo de redução nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). A divulgação completa dos dados será feita na próxima terça-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

“Sabemos que 2020 foi um ano atípico, de pandemia, em que a gente teve que se concentrar na proteção da vida da população, mas não faltou esforço e dedicação nas políticas do Pacto Pela Vida. A gente fez uma determinação a todas as equipes envolvidas para que trabalhem muito em dezembro, porque é fundamental continuar nesta redução que já ocorreu em novembro. Assim, poderemos começar 2021 com toda a disposição para termos um ano pacífico, que possa trazer cada vez mais segurança à população de Pernambuco”, pontuou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, a situação de calamidade imposta pela Covid-19 afetou diretamente a área da segurança pública, mas, através da integração das equipes do Pacto Pela Vida, foi possível avançar nos números e consolidar reduções significativas durante o ano. “Fica a lição de que conseguimos nos reinventar em tão pouco tempo. Trabalhamos não somente com segurança pública, mas também atuando nas fiscalizações sanitárias, que foram de grande importância para a população pernambucana”, frisou Pádua.

Participaram da reunião os secretários estaduais Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), Cloves Benevides (Política de Prevenção à Violência e às Drogas) e Marília Lins (Administração), além do secretário de Defesa Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

Calendário 2021 faz um recorte das artes plásticas no Vale do São Francisco

A série de Calendários da Clas Comunicação e Marketing, que em 17 edições contínuas já expôs temas como os cartões postais de Petrolina – PE e Juazeiro – BA, em 2004, As Flores da Caatinga, em 2006 e a Poesia de Manuca Almeida, no ano passado, agora nos brinda com o anuário ‘Os meses e suas cores’.

Em parceria com a Cadan Distribuição e a Gráfica Bandeirante, o Calendário 2021, distribuído gratuitamente, faz um recorte da produção de artes plásticas do Vale do São Francisco, reproduzindo em cada folha/mês uma obra de 12 dos artistas em atuação e de maior evidência nas narrativas pictóricas regionais.

Segundo o diretor da Clas Comunicação e Marketing e idealizador da Série, Carlos Laerte, o Calendário é “um diversificado inventário poético que mescla tons claros e escuros com emoções, olhares e falas à sombra e em surpreendentes variações de luz”, ressalta.

Uma significativa reunião de obras em diferentes períodos, técnicas variadas, discursos identitários e pinturas escolhidas pelos próprios artistas: Otoniel Fernandes Neto, Coelhão, Gerson Guerreiro, Rinaldo Lima, Gregório Braque, Cosme Cavalcanti, G. Pergentino, Milena Araújo, Bernadeth Cavalcanti, Paulo Henrique Reis, E. Duarte e Lenardo Salvatori.

Tudo para que a gente acompanhe o passar das horas deste ano 2021, desenhando com paz e luz o olhar de cada dia. E que o ‘Nosso Senhor Deus Pai’ nos acrescente em saúde, trabalho e arte tudo que 2020 nos faltou em cores, vida e poesia.

Temas anteriores da Série: Os Cartões Postais de Petrolina e Juazeiro (2004); As Imagens do Vale do São Francisco (2005); As Flores da Caatinga (2006); A Arte que Vem do Vale (2007); Fé e Folguedo (2008); Brincávamos Assim (2009); Paisagem de Interior (2010); Espetáculos do Vale do São Francisco (2011); Assim na Terra como no Céu de Celestino (2012); Olhar poesia (2013); Beleza pra Mim (2014), Artesanato de Petrolina (2015), Geraldo Azevedo, pelos raios desse sol, (2016); São Francisco – Reflexos de um Rio (2017); Noturno Vale do São Francisco (2018); Sentires em preto e branco (2019) e A Poesia de Manuca Almeida (2020).

SANDRINHO PALMEIRA E SUPERINTENDENTE DA CAIXA TEM 1a. REUNIÃO. NA PAUTA, INVESTIMENTOS EM AFOGADOS

O futuro Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, teve sua primeira reunião de trabalho com o Superintendente da Caixa Econômica Federal, em Petrolina, Alexandre Vinicius.

Na pauta, a parceria da Prefeitura com o Banco para os investimentos em Afogados, em obras e ações nas áreas de infraestrutura, saneamento, habitação, programas sociais e modernização da gestão.

A reunião ocorreu nesta quarta (02), na sede da Prefeitura, e contou com a participação de Luciana Gonçalves, gerente executiva de governo da CAIXA; Joelson Marlon, Gerente da CAIXA em Afogados, e Elias Silva, assessor especial do governo municipal e responsável pelo setor de convênios da Prefeitura.

Para se ter uma ideia da importância da parceria Prefeitura e CAIXA, só nos últimos dois anos, ela representou um aporte de investimentos de 5,7 milhões de Reais em recursos captados para ações, já executadas ou em execução, na área de infraestrutura urbana, a exemplo das pavimentações no bairro Planalto, revitalização da Rio Branco, Praça Carlos Cottart e pátio da feira.

“Foi uma reunião muito produtiva, onde pudemos estreitar os laços de parceria, e dialogar sobre os investimentos atuais e futuros, para que possamos continuar tocando as obras tão necessárias para a melhoria na qualidade de vida da nossa população,” destacou o futuro Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira.

Afogados é um dos municípios inseridos na circunscrição de atuação da superintendência da CAIXA, em Petrolina.

Reforma de escola do sítio Bom Nome avança e quadra está quase pronta

A construção da Quadra Poliesportiva da Escola Antônio Batista de Melo, no sítio Bom Nome está em ritmo avançado. Os arcos metálicos foram colocados e está sendo iniciada a colocação das telhas para cobertura do equipamento esportivo. Já os serviços das arquibancadas e vestiários estão na fase de acabamento.

Estão sendo investidos mais de R$ 726 mil, recursos próprios da Prefeitura Municipal. A estrutura é semelhante às demais obras já realizadas, uma quadra coberta com arquibancadas, alambrado, banheiros, iluminação de LED, marcações para vários esportes e vestiários.

Uma estrutura moderna que promoverá o acesso ao esporte e lazer, e também para os moradores do Bom Nome e comunidades próximas, que terão a oportunidade de participar e realizar eventos culturais e sociais.

Além da construção da quadra, o sítio Bom Nome também está sendo beneficiado com a reforma da escola, que já está com 70% dos serviços concluídos. O objetivo da Prefeitura de Sertânia é melhorar o desenvolvimento do ensino dos alunos da rede, promovendo um ambiente escolar moderno, agradável para os estudantes e colaboradores.

Após a conclusão da reforma, a Escola Antônio Batista de Melo contará com um refeitório, biblioteca, novas salas de aula, piso granilite, cerâmica nas paredes, requalificação dos banheiros, entre outras melhorias.

Essas ações fazem parte de um pacote de medidas que o Governo Municipal vem promovendo para melhorar ainda mais qualidade do ensino, aprendizagem dos alunos e para propiciar aos profissionais da educação um espaço digno de trabalho, assim como os alunos que também precisam de um lugar adequado para a construção do ensino-aprendizagem. Por isso a Prefeitura de Sertânia tem trabalhado muito com foco na realização dessas metas.

Em outras localidades algumas obras como esta já foram concluídas, a exemplo do ginásio de Cruzeiro do Nordeste e da quadra de Moderna e da reforma da Escola Presidente Vargas, na sede.