Ação da Prefeitura de Sertânia orienta sobre uso correto da máscara de proteção contra o Coronavíru

A Prefeitura Municipal de Sertânia iniciou nesta sexta-feira (16) uma ação para conscientizar a população sobre o uso da máscara de proteção contra o Coronavírus. Com o objetivo de alcançar mais pessoas, foi lançado um vídeo institucional com dicas sobre quais são as máscaras mais recomendadas pelos órgãos de saúde e a maneira correta de usar esse equipamento de proteção. O intuito é controlar a disseminação da Covid-19 em Sertânia.

O material está sendo veiculado nas suas redes sociais da Prefeitura (Facebook, Instagram e WhatsApp). Também foi criado um spot para carro de som, que vai circular pelas ruas da cidade. A proposta é alertar a comunidade que a máscara é a forma mais eficaz para evitar o contágio e a transmissão da Covid-19, mas que não basta usá-la. É preciso utilizar da forma certa e dispor das que garantem mais proteção contra o vírus.

Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, publicado na revista científica “Science”, as três máscaras mais indicadas para proteção são a N95 (reduz em 99% a propagação de gotículas), as cirúrgicas (com 90% de eficácia) e as de algodão com duas camadas de tecido (70% a 90% de proteção).

Para estar bem protegido, a máscara deve estar bem ajustada, minimizando vazamentos de ar pelas laterais e por cima, e cobrir principalmente a boca e o nariz.  Além disso, não se deve tocar na região da frente, as máscaras precisam ser manuseadas pelas alças e devem ser trocadas quando estiverem úmidas.

Delegacia de Gravatá tem nova sede

 O deputado estadual Waldemar Borges participou, nesta sexta-feira (16), de uma visita técnica às novas instalações da Delegacia de Gravatá. Também estiveram na visita, o prefeito Padre Joselito Gomes; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão; o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Flávio Duncan; o secretário municipal de Segurança Social, Gilmar Oliveira; a delegada titular de Gravatá, Gabrielle Nishida; além de diretores e gestores da PCPE e de vereadores do município. A unidade policial, que possuía 210m², recebeu o imóvel anexo (antigo espaço da Secretaria da Fazenda) e o acréscimo de 185m², totalizando 395m². A disponibilização do espaço da Secretaria da Fazenda para ampliar a Delegacia de Gravatá foi uma demanda do parlamentar, que recebeu uma sugestão do ex-vereador da cidade, Miaeiro, e do empresário João Machado. Borges também dedicou emenda parlamentar para a compra de equipamentos para que a ampliação fosse possível.

As novas instalações da Delegacia de Polícia – 62ª Circunscrição de Gravatá contemplarão com nova permanência policial, sala de Registro de Boletim de Ocorrência, gabinete da Delegada Titular, Setor de Investigação, Setor Administrativo, Cartório e Sala Especializada para Atendimento à Mulher e à Criança, além de banheiro público. Com essa expansão, a Delegacia de Gravatá contará com instalações mais adequadas para o atendimento em horário de plantão policial, com novo Gabinete de Delegado de Plantão, Cartórios, Sala de atendimento ao policial militar, Setor de Investigação e alojamentos masculino e feminino.

O Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão, destacou que eles procuraram fazer as adequações necessárias para o melhor atendimento à população. “Vamos oferecer uma unidade policial modernizada. A Prefeitura de Gravatá nos apoiou, proporcionando mão-de-obra e o material, e o deputado Waldemar Borges contribuiu destinando uma emenda parlamentar que possibilitou a aquisição do mobiliário”, disse.

O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou que agora a sede da DP de Gravatá é mais ampla, mas não apenas na estrutura física, pois ela também vai ampliar os serviços que serão prestados à população. “Temos feito um esforço para que áreas como a saúde, segurança, educação, que dizem respeito mais de perto às responsabilidades do poder público e aos direitos do cidadão, recebam a devida atenção por parte da nova gestão municipal. Também temos conseguido estabelecer parcerias com a gestão estadual, que sempre dedicou seu orçamento, atenção e energia para essas áreas. Assim, a gente vai, passo a passo, na medida do possível, com afinco e empenho, dando resposta à população no que diz respeito aos seus direitos”, finalizou.

Fotos: Anderson Clayton/SECOM Gravatá

Ida Comber
Assessora de Comunicação do deputado estadual Waldemar Borges

Eduardo da Fonte solicita prorrogação da campanha da Celpe que concede descontos de até 30% em contas atrasadas

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) enviou ao diretor presidente da Celpe, Saulo Cabral e Silva, uma solicitação para prorrogar por mais 90 dias a Campanha Saldão 30%, que concede descontos de até 30% na quitação de contas de luz com mais de 180 dias de atraso.

“A ampliação do prazo, por pelo menos mais 90 dias, é fundamental para que os consumidores tenham mais chances de negociarem suas dívidas e consigam levantar recursos para o pagamento dos débitos com a Celpe. O setor elétrico precisa ser mais flexível e contribuir para que as famílias consigam enfrentar esse período de crise sanitária e econômica”, defendeu Eduardo da Fonte.

Os clientes interessados em participar do Saldão devem acessar o portal da Celpe no link serviços.celpe.com.br e clicar em “Negociação de dívidas”.

Amupe reafirma sua posição contra fechamento de agências do BB

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, participou ontem (15) de reunião com membros do Banco do Brasil e reafirmou o compromisso da entidade contra o fechamento de agências em, pelo menos, 133 municípios brasileiros, cerca de 22 deles em Pernambuco. A reunião foi promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), e contou com a participação do seu presidente, Glademir Aroldi.

Aroldi fez questão de destacar o papel social do banco nas pequenas cidades. “Nesses Municípios temos uma população envelhecida, que frequenta igreja e que gosta de ter contato com o banco. Os nossos gestores locais estão sofrendo uma pressão absurda por parte da sua população”, destacou.

O presidente da Amupe, José Patriota, reforçou a fala do presidente da CNM ao destacar a importância do funcionamento dessas agências para municípios do interior do estado. “Ainda se opera com dinheiro em espécie, principalmente em cidades menores. Tem vários negócios que se fazem com dinheiro vivo. As feiras populares são um exemplo disso. Vocês não imaginam como é a vida real das pessoas. Quando vêm essas medidas, feitas de forma fria, atinge a vida das pessoas”, alertou Patriota.

A medida, segundo Patriota, também implica diretamente na vida dos cidadãos, que terão que se deslocar para cidades maiores para receber o seu salário ou resolver questões que seriam de fácil resolução. “As cidades perdem também em arrecadação, pois ao receber em um banco fora da sua cidade, a expectativa é que o cidadão gaste parte do dinheiro ali mesmo. A Amupe estará junto de cada município afetado para tentarmos reverter essa situação”, enfatizou Patriota.

Por assessoria de comunicação da Amupe com informações da Agência CNM de Notícias

Paulo Câmara visita nova sede do Centro de Saúde Penitenciário em Abreu e Lima

Espaço vai receber pessoas privadas de liberdade que recebem tratamento psiquiátrico

O governador Paulo Câmara visitou, nesta sexta-feira (16.04), a nova sede do Centro de Saúde Penitenciário (CSP), localizado na antiga unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A transferência da unidade tem como objetivo melhorar o aspecto estrutural, financeiro, operacional e de localização, assegurando mais condições para a ressocialização, assistência à saúde e, sobretudo, segurança dos pacientes, servidores e demais pessoas que circulam na unidade.

De acordo com Paulo Câmara, a iniciativa resgata a dignidade e reconhece os direitos fundamentais das pessoas privadas de liberdade com transtornos mentais. “A mudança de sede do Centro de Saúde Penitenciário, que estamos viabilizando, vai possibilitar uma infraestrutura mais adequada para comportar as atividades de ressocialização”, afirmou.

Localizado atualmente na Ilha de Itamaracá, o antigo Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) abriga pessoas privadas de liberdade, dos gêneros masculino e feminino, submetidas a medidas de segurança – internamento hospitalar, por determinação judicial em sede de processo criminal. No hospital, único do tipo em Pernambuco, as pessoas ficam custodiadas e passam por tratamento psiquiátrico.

“Recebemos esse prédio, que pertencia a uma unidade socioeducativa de adolescentes. Fizemos a reforma para que as pessoas passem a ter condições dignas de viver neste local a partir da primeira semana de junho deste ano, e, depois, podem ser devolvidas aos seus familiares ou instituições de permanência de longo período, junto às prefeituras. Isso é uma preocupação do governador Paulo Câmara. Nós não abrimos mão do respeito à pessoa humana”, ressaltou o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Além dele, estiveram no o local a vice-governadora Luciana Santos; o secretário estadual de Saúde, André Longo; e o secretário executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues.

NOVA SEDE – O novo local é composto por espaços com sanitários, pátio para banho de sol, recepção da guarda da Polícia Militar, alojamentos, cozinha, escola, saúde e ambientes para depósito. Até o momento, as intervenções necessárias demandaram um investimento de R$ 320 mil, incluindo revestimento de paredes, instalação de louças sanitárias, impermeabilização de áreas, revisão da instalação elétrica, ativação das guaritas, entre outras ações. A mão de obra aplicada na reforma é de reeducandos concessionados (autorizados a trabalhar) de outras unidades da RMR.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Prestação de contas do governador é enviada ao TCE-PE

No final da tarde dessa quinta-feira, dia 15, o governador Paulo Câmara enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) a prestação de contas referente ao exercício de 2020. O documento, tecnicamente chamado de “Relatório Anual e Balanço Geral”, contém todos os números finais da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Poder Executivo estadual.

Este ano, a novidade foi a inclusão de dados relacionados à despesa gerada em decorrência das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, o que engloba iniciativas para conter a proliferação da pandemia, o tratamento da população infectada, a promoção de programas assistenciais, dentre outras estratégias. “Por recomendação do TCE-PE, incluímos, por exemplo, toda documentação alusiva às receitas recebidas e despesas liquidadas no exercício; bem como um mapa demonstrativo das leis e dos decretos estaduais”, explica a secretária Érika Lacet, da Controladoria-Geral do Estado (SCGE).

Ela destaca que a organização da prestação de contas do governador faz parte das atribuições da SCGE, que atua como órgão central do Sistema de Controle Interno da administração pública de Pernambuco. Após o “Relatório Anual e Balanço Geral” ser encaminhado pelo chefe do Poder Executivo estadual ao Tribunal de Contas, o órgão de controle externo analisa seu conteúdo e emite parecer prévio, posteriormente enviado à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

Na estrutura da Controladoria-Geral, cabe à Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI) fazer a compilação de todos os atos de gestão, verificando a completude das informações contidas no documento final, como relação de contratos de gestão e termos de parcerias; auditorias internas; demonstrativo de acompanhamento das recomendações do TCE-PE; e relatórios sobre a execução dos programas prioritários e consolidado de concessões e ações implementadas. “Devido a sua complexidade e importância, esse trabalho é executado por uma coordenadoria específica de orientação e contas de governo. A equipe faz uma análise minuciosa de todos os dados apresentados na prestação de contas”, explica a diretora da DOGI, Thayse Galvão.

De acordo com a secretária Érika Lacet, para que o documento pudesse ser apresentado dentro do prazo, foi de vital importância a parceria e colaboração de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado. “Essa cooperação auxilia nosso trabalho, contribuindo para evitar falhas na elaboração e no envio do material”, enfatiza.

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PREFEITO ALESSANDRO PALMEIRA PARTICIPA DE ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Prefeito Alessandro Palmeira participou nesta quinta (15) de um encontro com os profissionais que fazem a assistência social no município de Afogados da Ingazeira.

“Esse encontro tem o objetivo de promover um momento de interação e integração entre os profissionais que atuam nos diversos equipamentos municipais de assistência social. Um momento para apresentarmos as metas, estratégias e desafios da atual gestão nessa área tão importante das políticas públicas,” destacou a Secretária de Assistência Social de Afogados, Madalena Leite.

O encontro ocorreu na sede do CRAS, no bairro Padre Pedro Pereira, durou todo o dia, e reuniu assistentes sociais, psicólogas, técnicas e gestoras de programas importantes como o bolsa-família, CRAS, CREAS, Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, Criança Feliz e abrigo institucional João de Freitas.

“Fiz questão de vir aqui prestigiar esse momento e agradecer o empenho e dedicação de todas vocês, que atuam na linha de frente dessa política pública fundamental que é a assistência social, sobretudo nesse momento de pandemia tão grave que estamos passando, que tem levado tantas pessoas para situações de extrema vulnerabilidade. Agora, mais do que nunca, o poder público precisa acolher, auxiliar, amparar aqueles que mais precisam,” afirmou o Prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira. Ele esteve acompanhado, na visita, do vice-prefeito, Daniel Valadares.

Pernambuco recebe mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19

Novo lote permitirá a primeira imunização de idosos a partir de 60 anos de idade e trabalhadores das forças de segurança e salvamento
Na madrugada desta sexta-feira (16.04), Pernambuco recebeu um novo lote de vacinas contra a Covid-19, com 255.150 doses, sendo 102.400 da Coronavac/Butantan e 152.750 da Astrazeneca/Fiocruz. Os imunizantes, recebidos no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 01h04, contemplarão, além de idosos a partir dos 60 anos de idade, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, que receberão a primeira dose. Uma parte também será utilizada para a segunda dose de trabalhadores de saúde e idosos a partir dos 65 anos de idade.
 
“A vacinação dos idosos no Estado já mostrou resultados positivos, com a redução de atendimentos hospitalares dessa faixa etária. Essas vacinas chegam para reforçar esse trabalho e garantir mais segurança à essa população, e também para ampliarmos a imunização de trabalhadores de saúde e da segurança”, afirmou Paulo Câmara. O governador ressaltou a eficiência do esquema de logística montado para a distribuição das vacinas em todo o Estado. “Vamos assegurar, mais uma vez, que os imunizantes cheguem a todas as 12 gerências regionais de saúde ainda nesta sexta-feira”, acrescentou.
 
Do aeroporto, as vacinas foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para serem conferidas, divididas em lotes e enviadas aos municípios pernambucanos. Com esse novo quantitativo, Pernambuco recebeu, ao todo, 2.276.080 doses dos imunizantes, sendo 1.742.360 da Coronavac/Butantan e 533.720 da Astrazeneca/Fiocruz. Já estão sendo contemplados na campanha idosos a partir dos 60 anos de idade, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde e trabalhadores de forças de segurança e salvamento.
 
O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que os idosos representam 75% de todas as mortes por Covid-19 no Estado, e reforçou a importância do avanço na proteção desse público para que sejam evitados mais adoecimentos e, principalmente, óbitos. “Verifiquem na sua cidade quais estratégias estão sendo utilizadas para a vacinação e fiquem atentos para completar o esquema vacinal com as duas doses e no tempo preconizado para cada tipo de fabricante. Reforço também que a vacina é uma das nossas armas contra o novo coronavírus. Mas mesmo quem já foi imunizado deve manter o uso correto das máscaras, a higienização das mãos, o isolamento e distanciamento social”, concluiu.

AFOGADOS REGISTRA 15 NOVOS CASOS DA COVID-19

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta quinta (15) foram registrados 15 casos novos para a COVID – 19. Desses, 02 já estavam em investigação.

São 06 pacientes do sexo feminino, com idades de 25, 33, 41, 43, 47 e 72 (vacinada com 1 dose) anos; e 09 pacientes do sexo masculino, com idades de 02, 02, 18, 19, 35, 37, 38, 40 e 43 anos. Entre as mulheres: 02 agricultoras, 01 auxiliar de serviços gerais, 01 profissional da saúde, 01 dona de casa e 01 aposentada. Já entre os homens: 02 menores, 02 estudantes (rede pública), 01 operador de máquinas, 01 motorista, 01 mototaxista, 01 desempregado e 01 agricultor.

Hoje, 01 homem de 32 anos entra como novo caso em investigação e 35 pacientes apresentaram resultados negativos para a COVID -19.

Nesta quinta, 23 pacientes apresentaram cura após avaliação clínica e epidemiológica. O município atingiu a marca de 3.502 pessoas (95,73 %) recuperadas para covid-19. Atualmente, 110 casos estão ativos.

Afogados atingiu a marca de 14.837 pessoas testadas para covid-19, o que representa 39,82% da nossa população.

Casos leves x SRAG/covid- 19:
Leves (3.540 casos), 96,77%
Graves (118 casos), 3,23%.