Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite vai reabrir em Sertânia

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna

O CEDOCA, que precisou ser fechado no começo do ano, já tem data para começar a funcionar

Em reunião com os produtores de leite de cabra da região, ficou definida uma data para a reabertura do Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite, o CEDOCA de Sertânia: dia 03 de maio. A presidente da autarquia, Sônia Patriota, iniciou o encontro, prestando contas aos homens e mulheres do campo, que compareceram, na manhã desta quarta-feira (05). O CEDOCA precisou ser fechado no começo deste ano, pois a antiga gestão não deixou o patrimônio físico em perfeitas condições e, sim, em péssimo estado de conservação e higiene. Logo, os equipamentos precisaram de reparos.

Após uma visita de técnicos, as máquinas já estão prontas para uso. O que falta ainda são algumas reformas na estrutura do Centro, que já começaram e devem ser finalizadas ainda neste mês de abril. Os trabalhadores rurais vinham sendo prejudicados pela gestão anterior, pois boa parte do leite para os programas era comprada em outros laticínios, o que descaracteriza totalmente o objetivo principal do Centro, que é de desenvolver a economia local. Agora, ficou acordado com os criadores o escoamento da produção, que também vai ajudar a reerguer o CEDOCA.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente e vice-prefeito de Sertânia, Antônio Almeida, também participou da conversa com os produtores. “Nós sabemos das dificuldades. Principalmente nos últimos anos de estiagem. Agora, que tem chovido em algumas localidades e que temos água do Rio São Francisco, vamos conseguir nos organizar melhor. As comunidades rurais no raio de 5 km do canal da Transposição vão receber água encanada, o que vai ajudar na produção e baratear os custos. Vamos aproveitar esse potencial e gastar nossa energia para olhar para frente e colocar tudo para funcionar. Nossa Secretaria está aí, disposta a ajudar”, falou aos trabalhadores rurais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *