Secretário de agricultura participa da entrega de certificados de conclusão da sexta turma do Horta em Todo Canto, em 2018

Cinquenta e três participantes receberam na tarde desta terça-feira (15), os certificados de conclusão da sexta turma do curso de agroecologia do projeto Horta em Todo Canto. A formação tem como foco disseminar com entidades públicas, civis e pessoas físicas técnicas de trato de hortas orgânicas nos espaços privados e públicos.
A formação acontece na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), vinculada a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), e é dividida em quatro módulos. São aulas práticas e teóricas sobre: modelos para uma horta, preparação de solo, preparo de canteiro, tipos de pragas e como evitá-las, variedades de hortaliças, adubação, ferramentas necessárias para o manuseio, orientação nutricional dos alimentos cultivados e irrigação.
O curso tem uma carga horária de 32 horas/aula e contou com a participação de menores infratores em processo de ressocialização; militares do Corpo de Bombeiros de PE; estudantes da Faculdade Integrada Barros Melo (AESO) e do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (Codai – São Lourenço da Mata); reenducandos do Centro Reeducação Polícia Militar de PE(Creed – PE) ; membros da sociedade civil; do Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Sirinhaém, Alfredo Ferraz; do Secretário Agricultura de Feira Nova, Joel Sebastião Pascoal.
 Os certificados de conclusão foram entregues pelo Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de PE, Wellington Bastista; a presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Nedja Moura e demais componentes da instituição; além de representantes do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa – PE).
“Este curso só é possível através de uma ação conjunta, realizada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que o fazem e incentivar a produção de alimentos de qualidade. A Secretaria de Agricultura, assim como os órgãos envolvidos estão sempre a disposição para contribuir no desenvolvimento de ações desse segmento”, reforça o secretário, Wellington Batista.
Um dos participantes, o secretário de Meio Ambiente de Sirinhaém, Alfredo Ferraz, falou da importância de disseminar o cultivo de horta orgânica na cidade. “É muito importante fazermos a multiplicação dessa formação em nosso município, pois vamos proporcionar a diminuição de resíduos e propiciar o cultivo de uma alimentação mais saudável com a nossa população”.
HORTA EM TODO CANTO –  Idealizado pela primeira-dama, Ana Luiza Câmara, o programa promove o cultivo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos em equipamentos da administração estadual e instituições privadas. Sua inauguração foi na horta localizada no palácio do campo das princesas, em agosto de 2016. O horta é coordenado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Ciasan-PE).
Devidos ao período de chuvas o curso dará uma parada e voltará com as atividades a partir do mês de agosto de 2018. Aos interessados em participar da turma de agosto é preciso mandar nome completo e telefone de contato para o e-mail hortaemtodocanto@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *