Governo Municipal de Sertânia realiza ações dentro da Campanha Outubro Rosa

Durante a campanha Outubro Rosa, o Governo Municipal de Sertânia, através da Secretaria de Saúde, está realizando inúmeras ações para atender as mulheres do município com o intuito de prevenir o câncer de mama e colo do útero.

Ao longo do mês, as mulheres que já iniciaram a vida sexual podem procurar a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) mais próxima para realizarem exames de citologia. Já as mulheres a partir dos 50 anos devem solicitar a mamografia. Os exames são gratuitos. Ainda durante a campanha, no dia 18, acontecerá um grande ato.

Haverá palestras e exibição de vídeos durante os turnos da manhã e tarde nos postos de saúde.  À noite a partir das 19h, nesta mesma data, serão ministradas palestras com depoimentos de mulheres que venceram o câncer de mama e ocorrerá também uma aula de Zumba na Academia das Cidades na Vila da Cohab.

A Campanha Outubro Rosa surgiu na década de 90 nos Estados Unidos, e tem o objetivo de chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama que é o segundo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do de pele. Se descoberto no início as chances de cura podem chegar até 95%. Para o Brasil, o Instituo Nacional do Câncer (Inca) estima que 59.700 novos casos sejam registrados entre 2018-2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *