Importância da Agricultura familiar é tema da palestra do gestor da SARA, Wellington Batista, na ExpoSertão 2018

Secretário de Agricultura também participou de mesa de debates ao lado da prefeita de Petrolândia e demais autoridades, em auditório lotado

Atendendo a convite da gestão municipal de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Wellington Batista, proferiu palestra sobre o tema “Importância da Agricultura Familiar”, para auditório lotado. O evento aconteceu neste sábado (10) durante realização da 4ª edição da Feira de Empreendedorismo e Negócios de Petrolândia (Exposertão), um dos maiores eventos de negócios do interior do Estado. A feira foi encerrada neste domingo, no Parque João Pernambuco.

 

Na ocasião, que contou com a presença da prefeita Jane Souza, também houve  palestras com o mesmo tema, feitas pelo superintendente regional do Incra do Médio São Francisco, Bruno Medrado, e pelo  delegado federal do desenvolvimento agrário de Pernambuco, Rodrigo Almeida. O secretário de Agricultura abordou diversos aspectos do tema, a exemplo dos números relacionados ao setor no Estado, das leis federal e estadual, as dimensões da agricultura familiar em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil, a participação do setor no PIB, os principais produtos e os desafios e perspectivas para a agricultura. Wellington Batista reforçou que 70% dos alimentos que chegam à mesa da população são produzidos pela agricultura familiar, garantindo a segurança alimentar e nutricional.

 

Esclareceu que o governador Paulo Câmara trata o tema como uma de suas prioridades, por isso o Governo de Pernambuco, por meio da SARA, vem realizando diversas ações e projetos de apoio ao setor, como obras hídricas (sistemas simplificados de abastecimento, poços, barragens e cisternas); assistência técnica e extensão rural, programas Garantia Safra e Leite de Todos, apoio às feiras agroecológicas e da agricultura familiar em diversos municípios, dentre outros. “Todas as políticas públicas são executadas com muito empenho pela SARA e vinculadas, considerando também a importância do diálogo com associações, movimentos sindicais e sociais”, pontuou o secretário. Após as palestras, houve uma mesa de debates, com abertura de perguntas ao púbico, respondidas pelas autoridades presentes.

 

Ao final, foram entregues 14 títulos de posse do Iterpe à famílias do assentamento Januário Moreira, que, neste ano, já haviam recebido outros 112 títulos. Participaram do evento José Cláudio, secretário executivo da Agricultura Familiar (SEAF), da SARA; Augusto Miranda, gerente de Reordenamento Agrário do Iterpe; Kleyton Lima, coordenador do Escritório do ProRural em Petrolândia, Rogério Viana, secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolândia; Onildo Cantarelli, secretário de Agricultura de Itacuruba; Emanoel Guedes, secretário adjunto de Agricultura de Itacuruba; Raquel Alice, do Sebrae; e Geraldo Firmino, do Projeto Dom Hélder.

 

Edição 2018 – A ExpoSertão tem foco na cultura empreendedora e geração de oportunidades de negócios, e como objetivo principal divulgar os potenciais do Sertão e incentivar o desenvolvimento sustentável na região. É realizada pela prefeitura municipal de Petrolândia, em parceria com Sebrae, Sesc, Senac, Fecomércio e ADDiper. Esta edição contou com programação diversificada sobre agropecuária, turismo, comércio e serviços, e palestrantes de renome nacional e internacional, além de atrações culturais e musicais. Palestras, seminários, encontros, mesas redondas, desfiles de moda, concurso da ovinocaprinocultura, festival gastronômico, feira de artesanato, feira do peixe vivo, apresentações musicais e culturais, parque de diversões, premiações e escolha dos empreendedores de destaque da região foram atrações da feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *