Governo Municipal de Sertânia realiza abate teste no matadouro público

Na tarde desta terça-feira (4) o Governo Municipal de Sertânia realizou por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente o primeiro abate teste do matadouro público. Três bovinos passaram pelo processo que foi considerado um sucesso. Agora o local está apto para o abate e fornecimento de carnes, proporcionado uma satisfação e segurança alimentar ao consumidor.

O matadouro que fica as margens da PE 265 é considerado um dos mais modernos da região, sendo um sonho antigo da população sertaniense. A prefeitura investiu recursos próprios na ordem de mais de R$ 200 mil.

A estruturação do ambiente foi um compromisso assumido pelo prefeito Ângelo Ferreira, pois o matadouro foi abandonado pela antiga gestão, tendo o local que passar por uma grande revitalização e requalificação para atender as normas da vigilância sanitária.

Foram instaladas plataformas nos currais e ao longo do acesso para o abate. Também foram adquiridos equipamentos como: câmara fria, pistola de abate, balança eletrônica, instrumentos de triparia, entre outros que irão facilitar o trabalho dos profissionais.

As melhorias realizadas na unidade obedecem a requisitos básicos estabelecidos pela vigilância sanitária como segurança e higiene. Os abates estavam sendo realizados em Afogados da Ingazeira, além de serem registrados alguns abates clandestinos, o que colocava em risco a saúde da população local.

No novo matadouro todo o processo é acompanhado por um médico veterinário. O transporte das carnes também foi uma preocupação. Um caminhão que atende a todas as demandas da vigilância sanitária está à disposição do matadouro para o manuseio adequado da carne.

Na próxima quinta-feira (6) haverá outro abate teste com mais de 20 animais. Em torno de 15 funcionários, que passaram por capacitação e com experiência no matadouro de Custódia-PE estão trabalhando no local.

O matadouro comporta o abate diário de 70 animais, de grande e pequeno porte. As carnes dos animais que serão mortos serão fornecidas para o Mercado Público Municipal e frigoríficos de Sertânia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *