Serra Talhada sediou 1º Encontro Regional de Controladores Municipais

O município é colaborador do Projeto Gestão Cidadã da AMUPE e apresentou suas boas práticas de transparência e de controle interno municipal

Aconteceu na cidade de Serra Talhada nesta terça-feira (04), o 1º Encontro Regional de Controladores Municipais do Sertão, no Auditório da Faculdade de Integração do Sertão – FIS. O evento foi promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, dentro do Projeto Gestão Cidadã, com apoio da FIS e da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, e contou com a participação de 117 gestores e autoridades locais que atuam com controladoria e prestação de contas em 31 municípios dos Sertões do Pajeú, São Francisco, Araripe e Central.

A programação teve início no período da manhã com a formação da mesa de abertura com as autoridades e saudação do vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, que esteve representando o prefeito Luciano Duque, e na sequência o presidente da AMUPE, José Patriota, falou sobre a AMUPE e o Projeto Gestão Cidadã. Após a mesa de abertura teve início o painel com o tema “O Controle Interno como Ferramenta para Auxiliar na Qualificação Gestão Pública”, apresentado pelos palestrantes Abelardo Lessa, da Controladoria Geral da União – CGU e Caio Mulatinho, da Controladoria Geral do Estado – CGE.

À tarde a programação começou com o painel “A Visão da Controladoria Municipal Sobre o Olhar dos Controladores”, apresentado pelo Secretário de Transparência, Fiscalização e Controle de Serra Talhada, Thehunnas Peixoto, com a palestra “Como Tornar a Controladoria uma Ferramenta de Excelência na Tomada de Decisão” e pelo controlador do município de São Bento do Una, Jaziel Batista, com a palestra “Desenvolvimento da Cultura de Transparência na Administração Pública Municipal”. O painel contou também com a participação das controladoras de Tacaratu, Marcela Pionorio, e de Triunfo, Mirtis Bezerra.

Após a apresentação dos painéis foi realizada a Mesa Redonda: Socialização de Prá ;ticas do Controle Interno – Principais Desafios e Pontecialidades, moderada pelos controladores de Serra Talhada, São Bento do Uma, Triunfo e Tacaratu. O evento terminou com a apresentação de proposições para a construção de estratégias para o fortalecimento das controladorias municipais.

 “Foi um momento de socialização das boas práticas de transparência e de controle interno do município de Serra Talhada, que vem atuando como colaborador do Projeto Gestão Cidadã, uma vez que fomos bem avaliados nos quesitos de transparência e controle públicos, e mais uma vez pudemos contribuir apresentando planilhas que facilitam vida dos controladores municipais, principalmente dos pequenos municípios, que não dispõem de tecnologia para realizar o cruzamento de dados e o monitoramento da gestão”, comentou o secretário de Transparência, Fiscalização e Controle de Serra Talhada, Thehunnas Peixoto.

Estiveram presentes na mesa de abertura José Patriota, Presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira; Marcio Oliveira, vice-prefeito de Serra Talhada, representando o prefeito Luciano Duque; Ricardo Ferraz, prefeito de Floresta; Djalma Souza, prefeito de Solidão; Adilson Timóteo, prefeito de Inajá; Sandra Magalhães, prefeita de Calumbi; Mário Flôr, prefeito de Betânia e Sebastião Dias, prefeito de Tabira. Além de Abelardo Lessa, da Controladoria Geral da União – CGU; Ana Nery, Coordenadora do projeto Gestão Cidadã e Túlio Edson, representando a FIS – Faculdade Integração do Sertão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *