Pedro Falcão é empossado reitor da UPE em cerimônia na FCAP

O professor Pedro Falcão foi empossado pelo governador Paulo Câmara (PSB), como reitor da Universidade de Pernambuco(UPE). A cerimônia, realizada na manhã desta sexta-feira (11), na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), no Recife, marca o início do segundo mandato de Pedro e sua vice, Socorro Cavalcanti, à frente da instituição. Os professores foram reeleitos para o quadriênio (2019-2022) por servidores, docentes e alunos da instituição, em eleições realizadas no último mês de setembro. A UPE possui 15 campi, oferecendo 54 cursos de graduação. O governador Paulo Câmara (PSB) esteve presente na cerimônia de posse, e comentou a reeleição do reitor.”O professor Pedro foi reconhecido durante seu mandato como uma pessoa aplicada e que não apenas pensou a universidade para esses quatro anos, mas também em uma universidade para o futuro, e isso resultou na sua reeleição, destacou o governador, que ressaltou as condições de ensino necessárias nas universidades públicas.

“A gente tem que estar cada vez mais antenado no futuro, com condições estruturais para permitir a boa aplicação da área acadêmica, com equipamentos que possam garantir a formação desses alunos com hospitaisequipamentos laboratórios de pesquisa. Esperamos que a economia melhore, porque isso vai nos ajudar a realizar os anseios da universidade”, comentou. A respeito do complexo hospitalar, o novo reitor, Pedro Falcão, pontuou a necessidade de requalificação dos hospitais e o desafio que será para obter novos recursos. Isso ocorre porque, segundo Pedro, os hospitais da UPE não recebem o aporte financeiro da Secretaria de Saúde, pois agora estão vinculados à universidade e, devido a isso, recebem o financiamento da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Dessa forma, o novo reitor se comprometeu a cobrar mais investimento do Estado afim de requalificar a estrutura dos campi. Além disso, Pedro Falcão assinalou a necessidade de rever o modelo de gestão das unidades da universidade, levando gestores às unidades no interior.

Perfis
Pedro Henrique de Barros Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia. É Professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi Presidente do Conselho Regional de Biologia – 5° Região. Foi Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Vice-Diretor e Diretor do Campus Garanhuns e Pró-Reitor Administrativo da UPE. E também, Secretário Executivo de Ciência Tecnologia do Estado de abril a agosto de 2014.

Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Bioquímica pela UFPE e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Foi Pesquisadora do CNPq. É professora associada com regime de dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas, Coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Diretora do Instituto de Ciências Biológica. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, avaliadora do Ministério da Educação e Cultura e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É Sócia Ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, ambos da UPE. Também docente permanente do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia.

Fonte: folhape

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *