Sorrisinho: projeto da prefeitura leva dentista para dentro das escolas municipais de Petrolina

 De jaleco colorido, máscara engraçada e um cachorrinho chamado “Dudu” cheio de dentes na boca. É assim que a dentista da Prefeitura de Petrolina, Tamires Coelho, se transforma na ‘Tia Tam’ e atende aos seus pequenos pacientes nas escolas do município todas as manhãs das terças-feiras, através do ‘Projeto Sorrisinho’. A profissional sai do consultório da Unidade de Saúde Dr. Júlio de Andrade e, com muito carinho, paciência e dedicação realiza consultas com crianças de 3 a 7 anos, além de dar orientações sobre saúde bucal e escovação correta.

O Projeto Sorrisinho, idealizado pela dentista Tamires e pela Diretoria de Saúde Bucal de Petrolina, teve início em outubro de 2017 e já atendeu quase 400 crianças de duas escolas municipais: Odete Sampaio, no bairro Jardim São Paulo e João Paulo I, no bairro João de Deus.

Antes do atendimento, os pais recebem um comunicado para autorizar a consulta e o procedimento, caso seja necessário, de tratamento restaurador atraumático (ART), que consiste numa forma de restaurar os dentes com cárie sem uso de equipamentos elétricos e preservando a saúde bucal das crianças, para que problemas futuros venham a ser evitados, como foi o caso do pequeno João Arthur, de 3 anos. O menino chegou à sala de atendimento na escola receoso. Mas , quando viu a ‘Tia Tam’ e o cachorrinho Dudu, logo relaxou, escovou os dentinhos e deixou que a dentista conferisse se estava tudo certinho com a boca. “Eu não choro pra ir ao dentista e nem pra escovar os dentes, porque eu já sou um rapaz, né tia?” disse.

“O ART é muito utilizado com crianças, indicado inclusive para idosos e bebês porque comparado a outros procedimentos é pouco invasivo não utiliza eletricidade, nem equipamentos que fazem os temidos barulhos da cadeira do dentista. Estamos primeiro percorrendo as escolas de bairros mais carentes do município e diminuindo a demanda nas unidades de saúde, já que com o projeto, diminui muito a necessidade de tratamentos futuros”, explica.

De acordo com a Diretora de Saúde Bucal de Petrolina, Roberta Araújo, o ‘Sorrisinho’ será expandido para outras escolas. “Essa ação promovida pela Dra. Tamires Coelho tem sido recebida de forma muito positiva, principalmente com os pais das crianças. Estamos fazendo o projeto para levar a outras unidades de ensino. Esse tipo de atividade só confirma o nosso compromisso com a saúde bucal do município, sendo reconhecido inclusive pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em São Paulo”, comemora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *