Surubim, Bezerros e Machados têm seus portais da transparência analisados pela Amupe

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou ontem, terça-feira, 26/05, por meio do Projeto Gestão Cidadã, financiado pela União Europeia, três reuniões, por videoconferência, com os municípios de Surubim, Bezerros e Machados, todos no Agreste, a fim de otimizar o processo de disponibilização da informação aos cidadãos.

Antes dos encontros, os municípios recebem um relatório de análise da Amupe. Durante reunião os técnicos da entidade orientam as controladorias municipais no aperfeiçoamento da ferramenta, seguindo as novas recomendações sugeridas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), através das Resoluções TC N°74, de 4 de março de 2020 e TC N°68, de 11 de dezembro de 2019, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), para o exercício de 2020.

A controladoria de Surubim, representada pelo controlador Antônio Gildácio, acredita que reuniões como essa engrandecem o controle social no município. Para ele “esses encontros servem para reforçarmos ainda mais o nosso papel de transparência com o povo de Surubim, é uma bandeira que sempre foi levantada pela prefeita Ana Célia. Eu agradeço à Amupe, por meio do Projeto Gestão Cidadã, pela parceria”, frisou.

Paralelo a Surubim, ocorreu a reunião com Bezerros, a ouvidora do município, Elisangela Pereira, afirmou que a reunião, mesmo por videoconferência, foi muito produtiva. Segundo ela, “foi possível detectar pontos que carecem de um aperfeiçoamento com o objetivo de levar ainda mais transparência à população e fortalecer o controle social”, completou.

Ao todo, os 16 municípios que formam a área de atuação do Projeto Gestão Cidadã devem passar pela análise. O controlador de Machados, Assis Silva, destacou a relação entre o município e a Amupe, para ele “é um cuidado especial que a Amupe, pelo Gestão Cidadã, tem com a gente. Hoje o projeto é conhecido da cidade e todos têm a consciência da sua importância. Em três anos de atuação, a gestão já está colhendo os frutos e conseguimos vislumbrar um futuro promissor”, completou.

Durante esta semana, reuniões como essa estão previstas para Caruaru, no Agreste, Carnaíba e Tabira, no Sertão. Para ficar sempre por dentro desses encontros, acesse gestaocidada.amupe.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *