Comitê de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Município de Sertânia contribui para redução da mortalidade

Comitê de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Município de Sertânia contribui para redução da mortalidade Grupo Gestor representa a ascensão de investigações de Óbitos Maternos, Infantis e Fetais ocorridos na população sertaniense O município de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, conta com um Grupo Gestor, que representa a ascensão de investigações de Óbitos Maternos, Fetais e Infantis ocorridos na população sertaniense, instituído conforme Portaria nº 035/2021.

O grupo faz parte do Comitê de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, com composição instituída em fevereiro deste ano, pela Portaria GP nº 062/2021, assinada pelo prefeito Ângelo Ferreira, conforme Portaria GP n° 364 de fevereiro de 2009 do Ministério da Saúde.

Os encontros são realizados mensalmente e visam a vigilância dessas mortes, constituindo uma importante estratégia de redução da mortalidade materna, infantil e fetal, que dá visibilidade às elevadas taxas de mortalidade no país, contribui para melhorar o registro dos óbitos e possibilita a adoção de medidas para a prevenção de óbitos evitáveis pelos serviços de saúde no município.

A vigilância epidemiológica municipal dispõe de profissionais capacitados e engajados na redução desses óbitos, ao passo que rastreia, notifica, investiga e encaminha aos serviços de assistência municipal da Rede Materno e Infantil local. “O uso das informações é fundamental para um adequado diagnóstico da situação de saúde e para um planejamento de ações que visem a diminuição desses óbitos”, disse o coordenador da Vigilância em Saúde de Sertânia, Joselito Paz.

A codificadora da Vigilância em Saúde, Edenice Patriota, comemora a atuação do GT. “Consideramos que o avanço nas ações de investigação e discussão dos óbitos maternos, infantis e fetais contribui para a qualidade dos dados no Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM”, contou. O Comitê foi instituído considerando o ofício SS ri° 074/2021 da lavra da Secretária de Saúde e o Ofício VS n° 006/2021 da lavra do Coordenador de Vigilância em Saúde. O grupo técnico é composto e representado pelos membros abaixo: Joselito Paz (Coordenador de Programas Estratégicos/Vigilância em Saúde); Edenice Patriota (Codificadora); Ozeania Pérez (Gerente do Núcleo de Apoio à Vigilância); Maria Luiza Bezerra (Coordenadora de Atenção Especializada/ Coordenadora de Enfermagem); Renata Valéria (UBSF Cerâmica); Marta Tenório (Técnica de Monitoramento do Programa Mãe Coruja Pernambucana, vinculado no município à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania); Nadja Delgado (Técnica de Monitoramento do Programa Mãe Coruja Pernambucana, vinculado no município à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania).