Programa de transformação digital inicia expansão com 150 empresas pernambucanas

Por: Diario de Pernambuco

Nesta quarta-feira (13), o programa de transformação digital para micro, pequenas e médias empresas de Pernambuco DigitalPE foi anunciado como um dos três selecionados para a etapa de escala do edital Digital.BR, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A rede pernambucana liderada pelo Porto Digital apresentou os resultados da fase piloto à ABDI e anunciou o início das ações da fase de escala.

Nesta próxima etapa, serão beneficiadas 150 empresas difusas entre os segmentos da indústria, comércio e serviços, localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão do São Francisco. Para isso, o DigitalPE  assinou um convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. A Sedec investirá R$ 1,5 milhão ao projeto e a ABDI aportará igual valor,  totalizando R$ 3 milhões para a estruturação da rede em Pernambuco.

Na fase piloto, o DigitalPE apoiou 44 empresas de Recife, Caruaru e Petrolina, resultando em mais de 20 soluções digitais em fase de implementação até o momento. “Conseguimos resultados promissores na fase piloto. Agora queremos alcançar metas ainda maiores, tanto de produtividade quanto de maturidade digital dos empreendimentos. É um salto importante de inovação e de digitalização para as micro, pequenas e médias empresas de Pernambuco”, afirma Igor Calvet, presidente da ABDI.

“A transformação digital é uma realidade na economia brasileira; e tem sido ainda mais importante durante e após a pandemia que trouxe tantos desafios para as empresas. O DigitalPE é uma contribuição do ecossistema de inovação para promover um ambiente de negócios cada vez mais moderno e com grandes possibilidades de preparar o futuro empreendedor pernambucano”, aponta Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, instituição líder do DigitalPE.

Além do convênio com o governo estadual, o DigitalPE vai estruturar uma plataforma que permita o matchmaking entre micro e pequenas empresas (MPEs) demandantes e startups/empresas provedoras de soluções tecnológicas. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco também vai destinar um bônus tecnológico para as empresas que participam do projeto.

Matching e soluções digitais  

O atendimento às empresas da fase piloto do programa foi dividido em cinco ciclos nos temas de marketing e vendas, manufaturas, pessoas, logística e gestão administrativa. A rede utiliza uma metodologia de inovação aberta do Open Innovation Lab (OIL) do Porto Digital.

O empresário Renato Celso, da Lapon, uma empresa farmacêutica atendida pelo DigitalPE, afirmou que a orientação da equipe do DigitalPE está sendo essencial para a transformação digital da empresa. “Passamos pelo mundo analógico e vamos entrar agora em uma fase totalmente digital. O trabalho desse projeto dá certo pelo atendimento particular às empresas. Tratam cada uma da sua forma, mostrando o norte que cada uma deve seguir”, explico

O DigitalPE reúne uma rede composta pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI),

SEBRAE/PE, SOFTEX RECIFE, SENAI, Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e Banco do Nordeste.

Para Fellipe Sabat, gestor do programa DigitalPE, a cooperação entre os parceiros tem sido enriquecedora. “Todas as instituições parceiras agregam e dão suas contribuições que trouxeram resultados bem interessantes. A gente espera que as empresas que participaram do nosso projeto sejam os nossos vendedores para que a gente consiga escalar e ampliar ainda mais o número de empresas que a gente vai impactar na etapa de escala”, apontou.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.