Prefeitura de Sertânia promove formação para implantação do Prontuário Eletrônico nas UBSFs

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (29/11) o processo de implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão nas Unidades Básicas de Saúde. A introdução do PEC começou com a formação dos trabalhadores da Atenção Básica: médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, agente de saúde, recepcionista e coordenação. Ao todo, 150 profissionais foram treinados pela empresa CBA ITYHY, contratada para instituição do Prontuário Eletrônico em Sertânia.

A Geovanna Honório da CBA ITYHY disse como funciona o PEC. “O PEC veio para informatizar e deixar o atendimento mais rápido, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Aquele prontuário que antes era escrito agora será digitado e tudo será interconectado, todos os trabalhadores da Unidade terão acesso ao histórico do usuário”, pontuou.  Até o fim de dezembro, todas as UBSFs de Sertânia estarão totalmente informatizadas com o PEC.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão é um sistema do Ministério da Saúde que visa dar mais agilidade no fluxo de atendimento ao paciente. Além disso, permitirá economia de papel, pois o registro de informações desde a entrada na unidade, triagem, solicitação de exames, vacina, medicação, curativos, entre outros, será digitado. O armazenamento do histórico vai garantir maior segurança no diagnóstico e tratamento do usuário. O PEC, inclusive, permite que os dados possam ser acessados por todos os profissionais da Unidade e por qualquer UBSF interligada ao sistema, o que vai facilitar o acompanhamento e controle do atendimento.

“Estamos trabalhando há um tempo para conseguir implantar o PEC em Sertânia e hoje demos o pontapé inicial. A informatização permitirá maior agilidade no atendimento com informações em tempo real, desde o agendamento, aos procedimentos realizados nas UBSFs. Com esse acompanhamento fidedigno esperamos melhorar os nossos índices. Será um grande avanço para a saúde dos sertanienses”, explicou o prefeito Ângelo Ferreira.

O secretário interino de Saúde Neto Cajueiro falou que a ação trata-se da modernização do sistema do SUS em Sertânia. “A implantação do prontuário eletrônico é uma das prioridades do governo do prefeito Ângelo Ferreira. Os dados dos cidadãos ficarão no mesmo lugar e todos os profissionais da Atenção Básica poderão acessar as informações, esse controle unificado do histórico clínico de cada usuário vai viabilizar ferramentas para tomadas de decisão de forma segura”, concluiu Neto.

A médica da UBSF do distrito de Rio da Barra, Sylvia Barbosa falou das facilidades em ter o PEC na Unidade.  “O paciente vai ter todo o processo dele registrado de forma eletrônica, a consulta médica, o que foi que a gente passou, para onde encaminhou e tudo isso é muito importante. O prontuário eletrônico veio para facilitar e nos ajudar a atender melhor os pacientes. Também gostei muito do treinamento, superou as expectativas”, disse ela.

De acordo com a enfermeira da UBSF da Mário Melo, Danielle Aragão, com o PEC será possível acompanhar melhor as condições de saúde do paciente. “Com os dados salvos poderemos oferecer um atendimento mais qualificado, compartilhando, por exemplo, as informações entre os profissionais da própria unidade. Por isso, quero agradecer à gestão por ter tido essa sensibilidade e proporcionar esse momento à equipe da Atenção Básica e aos pacientes”, disse.