Associação dos professores da UFPE se posiciona contra volta às aulas presenciais

PASSARINHO/UFPE

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) posicionou-se contra a volta às aulas presenciais na instituição. O retorno está marcado para o dia 31 deste mês, e a oferta dos componentes curriculares, segundo a UFPE, poderá ocorrer de forma presencial com hibridização de atividades; de forma exclusivamente presencial ou de forma remota, em casos de excepcionalidade.

“Temos constantemente recebido manifestações de preocupação de nossos docentes quanto aos riscos sanitários de retorno às aulas presenciais. Chamamos a atenção que a presente situação é tão grave que o Governo do Estado vem sistematicamente colocando novas restrições a atividades que resultem em aglomeração”, diz trecho da nota divulgada pela associação.

A Adufepe informou vai se reunir com o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, nesta quinta-feira (13), para apresentar seu posicionamento.

Nesta quarta (12), a UFPE divulgou nota à comunidade acadêmica dizendo que o planejamento das atividades acadêmicas e administrativa não sofreu, até o momento, nenhuma alteração, mantendo-se a previsão do início do calendário acadêmico da graduação para o dia 31 deste mês.

“O Comitê de Enfrentamento à covid-19 da UFPE continua monitorando os dados e indicadores da pandemia e a situação da influenza A (H3N2), com reunião agendada para o próximo dia 18. O Comitê conta, entre seus membros, com infectologistas, epidemiologista, profissionais em segurança do trabalho e outras especialidades da área da saúde, além de representações dos sindicatos e estudantes da UFPE. A reunião convocada terá a presença de autoridades sanitárias do Estado e da Secretaria de Educação, considerando também a situação da influenza A (H3N2)”, afirma a UFPE.

Calendário de aulas em 2022:

UFPE

  • 31 de janeiro a 28 de maio – Segundo semestre letivo de 2021;
  • 20 de junho – Início do ano letivo 2022, com o semestre 2022.1, sem data ainda para acabar;

UFRPE

  • 14 de fevereiro a 27 de maio – Primeiro semestre letivo de 2021;
  • 27 de junho a 8 de outubro – Segundo semestre letivo de 2021;

UFAPE

  • 14 de fevereiro a 27 de maio – Primeiro semestre letivo de 2021;
  • 27 de junho a 8 de outubro – Segundo semestre letivo de 2021;

Univasf

  • 21 de abril – Fim do primeiro semestre letivo de 2021;
  • 16 de maio a 13 de setembro – Segundo semestre letivo de 2021;

UPE

  • 21 de fevereiro a 11 de junho – Segundo semestre letivo de 2021;
  • 11 de julho – Data provável de início do primeiro semestre letivo de 2022.