Sertânia se prepara para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

A vacinação iniciará assim que o Governo de Pernambuco receber as doses do Ministério da Saúde e repassar aos municípios

Crianças de 5 a 11 anos de idade foram incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Com isso, a Prefeitura de Sertânia, através da Secretaria Municipal de Saúde, já está se organizando para realizar a vacinação desse público no município.

A imunização iniciará quando o Governo de Pernambuco receberas doses do Ministério da Saúde e repassar aos municípios. A expectativa é de que seja iniciada já na próxima semana. Primeiro será vacinado o Grupo Prioritário: crianças de 5 a 11 anos com doença neurológica crônica; crianças de 5 a 11 anos com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com priorização nesse momento para síndrome de Down, e autismo e crianças de 5 a 11 anos indígenas.A previsão é que Pernambuco receba os imunizantes do Ministério da Saúde até o dia 17 de janeiro, quando fará a distribuição aos municípios para iniciar a vacinação desse grupo prioritário. O cadastramento no Aplicativo SertâniaVacina já está aberto, e neste momento é apenas para este público. O cadastramento deverá ser feito no nome da criança e qualquer pessoa poderá fazer o preenchimento dos dados no aplicativo ou site Sertânia Vacina.

A data para o agendamento ainda será divulgada e a vacina a ser aplicada é a Pfizer. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos, que não estejam dentro do grupo prioritário, será anunciada mais adiante, assim como também o cadastramento no aplicativo e o agendamento, conforme o Governo dePernambuco receba as doses do Governo Federal e faça a distribuição aos municípios.

A vacinação para esse público seguirá a ordem e critérios definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO) e demais atos normativos editados pelas autoridades sanitárias, no âmbito das suas respectivas competências. Considerando a disponibilidadede doses para crianças de 5 a 11 anos em Pernambuco, a vacinação dessse público se iniciará da seguinte forma:a) Crianças com 5 a 11 anos com doença neurológica crônica (neste caso, a comprovação seguirá o mesmo modelo já adotado na vacinação de adultos,através de apresentação de laudo médico contendo o CID indicativo da doença);b) Crianças com 5 a 11 anos com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com priorização nesse momento para síndrome de Down eautismo (No caso do autismo, também será por meio da apresentação de laudo médico contendo o CID indicativo da doença);  c) Crianças com 5 a 11 anos indígenas.Os pais, mães ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ouresponsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de autorização por escrito. A imunização de crianças de 5 a 11 comdistúrbios do desenvolvimento neurológico se justifica pela dificuldade de utilização correta e prolongada do uso de máscaras.