Rádio Web do Sertão

Anuncie Aqui!

Publicidade

 

 

 

Denucie

 

Curta no Facebook

O governo federal lançou na última terça-feira (26) o Plano Progredir, um conjunto de ações articuladas para facilitar o acesso das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, em especial os beneficiários do Programa Bolsa Família, a oportunidades de emprego e renda.

O Progredir irá ampliar a inserção e a permanência dos cidadãos no mundo do trabalho, contribuindo para fortalecer capacidades e gerar autonomia socioeconômica.

Sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a iniciativa reúne assistência técnica, cursos profissionalizantes, ações de inclusão digital e educação financeira. A estratégia prevê ainda a oferta de até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito para fortalecer pequenos negócios.

Para fortalecer a execução do plano, foi criado o Portal Progredir – um ambiente virtual desenvolvido pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva (Sisp), em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), para oferecer serviços por meio de plataformas digitais, dentro das estratégias definidas para o Progredir.

Essas plataformas serão de acesso exclusivo ao público do Cadastro Único. Ao se cadastrar, os cidadãos receberão um nome de usuário e uma senha que permitirão acessar diversos serviços.


 

EIXOS

  • Intermediação de mão de obra: No Portal Progredir, as pessoas inscritas no Cadastro Único poderão elaborar o próprio currículo e buscar vagas de emprego na sua região
  • Qualificação profissional: São ofertados cursos a distância, ou seja, pela internet, em diferentes áreas, como inclusão digital e educação financeira, com certificação
  • Empreendedorismo: Uma ferramenta possibilita o acesso a microcrédito e assistência técnica, conforme os critérios negociados com os bancos parceiros

Como acessar? Para acessar os serviços do Progredir, o interessado deverá fazer um cadastro na plataforma digital www.mds.gov.br/progredir. O acesso é exclusivo para o público do plano, ou seja, para as pessoas inscritas no Cadastro Único.

Para fazer o cadastro, é necessário ter um e-mail pessoal. Também é preciso preencher outros dados básicos, como nome, endereço e telefone. Após concluir o cadastro, o inscrito receberá um login e uma senha no seu e-mail para acessar todos os serviços do Progredir.

Para esclarecer dúvidas, acesse o Fale com o MDS no endereço http://mds.gov.br/fale-com-o-mds ou entre em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone 0800 707 2003.

Importante: Os beneficiários do Bolsa Família podem participar de qualquer um desses serviços ofertados, ter carteira de trabalho assinada e renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, sem que isso implique no imediato cancelamento do benefício, desde que mantenham os dados do Cadastro Único atualizados com as últimas informações de emprego e renda. Nesse caso, a família poderá permanecer no programa por até dois anos nesta condição.