Paulo Câmara entrega premiações do concurso Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

Objetivo do certame é estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimento sobre as relações de gênero
O governador Paulo Câmara entregou, nesta terça-feira (30.11), as premiações da 12ª edição do Concurso Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, promovido pela Secretaria da Mulher do Estado.
O evento ocorreu no auditório do Museu Cais do Sertão. O prêmio tem como objetivo principal estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade.
“É sempre bom a gente entregar premiações como essa, uma forma de simbolizar um trabalho que está sendo feito e que, a partir de iniciativas semelhantes, conseguem agregar em torno dessa temática que é tão importante”, destacou Paulo Câmara.
Foram submetidos 668 trabalhos, entre redações, relatos e projetos de experiências, vídeos, artigos de graduação, e de pós- graduação de todas as regiões do Estado. Ao todo, foram 45 premiados – instituições de ensino, estudantes, professores e pós-graduados – que vão receber 26 tablets, oito kits de publicações da Fundarpe, seis viagens para congressos nacionais, R$ 20 mil para premiação de roteiro para vídeo documentário, R$ 39 mil (R$ 15 mil para graduação e R$ 24 mil de pós-graduação), além de assinaturas da revista Continente e diplomas.
Os prêmios foram viabilizados por meio de parcerias com as secretarias de Educação e Esportes, de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Planejamento e Gestão, além da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
No mesmo evento, o governador assinou a ordem de serviço para contratação de uma empresa de engenharia para obras de ampliação da Casa Abrigo Marici Amador, no Sertão do São Francisco, e um termo de compromisso para lançamento do edital de requalificação do Centro Metropolitano Júlia Santiago, no Recife.
Participaram da entrega do prêmio a primeira-dama Ana Luiza Câmara; as secretárias estaduais Ana Elisa Sobreira (Mulher) e Ana Selva (Executiva de Desenvolvimento da Educação); a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros;  os presidentes da Cepe, Ricardo Leitão, e da Fundarpe, Marcelo Canuto; Bianor Teodósio, neto da médica e pesquisadora Naíde Teodósio; e as deputadas estaduais Gleide Ângelo e Laura Gomes.
Fotos: Heudes Regis/SEI

Prefeitura de Sertânia promove formação para implantação do Prontuário Eletrônico nas UBSFs

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (29/11) o processo de implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão nas Unidades Básicas de Saúde. A introdução do PEC começou com a formação dos trabalhadores da Atenção Básica: médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, agente de saúde, recepcionista e coordenação. Ao todo, 150 profissionais foram treinados pela empresa CBA ITYHY, contratada para instituição do Prontuário Eletrônico em Sertânia.

A Geovanna Honório da CBA ITYHY disse como funciona o PEC. “O PEC veio para informatizar e deixar o atendimento mais rápido, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Aquele prontuário que antes era escrito agora será digitado e tudo será interconectado, todos os trabalhadores da Unidade terão acesso ao histórico do usuário”, pontuou.  Até o fim de dezembro, todas as UBSFs de Sertânia estarão totalmente informatizadas com o PEC.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão é um sistema do Ministério da Saúde que visa dar mais agilidade no fluxo de atendimento ao paciente. Além disso, permitirá economia de papel, pois o registro de informações desde a entrada na unidade, triagem, solicitação de exames, vacina, medicação, curativos, entre outros, será digitado. O armazenamento do histórico vai garantir maior segurança no diagnóstico e tratamento do usuário. O PEC, inclusive, permite que os dados possam ser acessados por todos os profissionais da Unidade e por qualquer UBSF interligada ao sistema, o que vai facilitar o acompanhamento e controle do atendimento.

“Estamos trabalhando há um tempo para conseguir implantar o PEC em Sertânia e hoje demos o pontapé inicial. A informatização permitirá maior agilidade no atendimento com informações em tempo real, desde o agendamento, aos procedimentos realizados nas UBSFs. Com esse acompanhamento fidedigno esperamos melhorar os nossos índices. Será um grande avanço para a saúde dos sertanienses”, explicou o prefeito Ângelo Ferreira.

O secretário interino de Saúde Neto Cajueiro falou que a ação trata-se da modernização do sistema do SUS em Sertânia. “A implantação do prontuário eletrônico é uma das prioridades do governo do prefeito Ângelo Ferreira. Os dados dos cidadãos ficarão no mesmo lugar e todos os profissionais da Atenção Básica poderão acessar as informações, esse controle unificado do histórico clínico de cada usuário vai viabilizar ferramentas para tomadas de decisão de forma segura”, concluiu Neto.

A médica da UBSF do distrito de Rio da Barra, Sylvia Barbosa falou das facilidades em ter o PEC na Unidade.  “O paciente vai ter todo o processo dele registrado de forma eletrônica, a consulta médica, o que foi que a gente passou, para onde encaminhou e tudo isso é muito importante. O prontuário eletrônico veio para facilitar e nos ajudar a atender melhor os pacientes. Também gostei muito do treinamento, superou as expectativas”, disse ela.

De acordo com a enfermeira da UBSF da Mário Melo, Danielle Aragão, com o PEC será possível acompanhar melhor as condições de saúde do paciente. “Com os dados salvos poderemos oferecer um atendimento mais qualificado, compartilhando, por exemplo, as informações entre os profissionais da própria unidade. Por isso, quero agradecer à gestão por ter tido essa sensibilidade e proporcionar esse momento à equipe da Atenção Básica e aos pacientes”, disse.

Paulo Câmara nomeia rodovia em homenagem a Joaquim Francisco

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta terça-feira (30.11), lei que denomina a PE-647 – estrada de acesso ao Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina – como Rodovia Governador Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti. A iniciativa da homenagem ao ex-governador, falecido em agosto deste ano, partiu da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ao aprovar uma proposição do deputado Romero Sales Filho.

“Joaquim Francisco dedicou sua vida ao serviço público, e deixou um legado de realizações. Essa lei é uma justa homenagem a uma figura de destaque no cenário político do Estado e do País”, afirmou Paulo Câmara. O ex-governador – que faleceu aos 73 anos, depois de travar uma longa batalha contra o câncer – também fez história na política pernambucana como prefeito do Recife, ministro do Interior no governo do ex-presidente José Sarney e deputado federal por diversos mandatos.

Participaram da cerimônia de sanção da lei, no Palácio do Campo das Princesas, a viúva de Joaquim Francisco, Silvia Couceiro Cavalcanti, o secretário estadual da Casa Civil, José Neto, sobrinho do ex-governador; o deputado estadual Romero Sales Filho; além dos netos Cadu Cavalcanti e Maria Eduarda e do genro Carlos Eduardo.

Gonzaga Patriota destina emendas na ordem de R$ 865 mil para o município de Solidão. Prefeito comemora

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O prefeito Djalma Alves (PSB), de Solidão, no Sertão do Pajeú, anda comemorando a alocação de recursos na ordem de R$ 865.000,00 (oitocentos e sessenta e cinco mil reais) através de emendas parlamentares, do gabinete do deputado federal Gonzaga Patriota, ao Orçamento Geral da União.

Os recursos são:

  • R$ 600 mil para pavimentação do acesso ao santuário,
  • R$ 165 mil para aquisição de 01 trator, com equipamentos, indicação dos vereadores do município;
  • R$ 100 mil para a Saúde, MAC e PAB.

Para Djalma, Gonzaga tem sido um grande parceiro no progresso de Solidão. “Estamos muito gratos ao nosso deputado Gonzaga Patriota, que tem me atendido com ações, recursos importantes para o município de Solidão. Ele tem contribuído e muito para o desenvolvimento do nosso município”, disse o gestor.

Prefeitura de Serra Talhada atinge 10 mil mudas doadas pelo Programa Semear da Secretaria de Agricultura

A Prefeitura de Serra Talhada atingiu a marca de 10 mil mudas nativas e frutíferas doadas pelo Programa SEMEAR da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.

Criado no último mês de março com o objetivo de reestruturar a Sementeira Municipal, o Programa Municipal de Doação de Mudas – SEMEAR é destinado à distribuição de mudas para a população em geral, empresas e instituições de ensino e órgãos públicos, contribuindo com a recuperação de matas ciliares e áreas degradadas, reflorestamento da Caatinga, arborização urbana e instalação de sistemas agroflorestais. As mudas doadas são produzidas na Sementeira ou fruto de doações recebidas pelo Poder Executivo.

“Atingimos dez mil mudas doadas pelo SEMEAR, programa que tem como objetivos fortalecer a arborização, atuar no reflorestamento da Caatinga e na recuperação de matas ciliares e áreas degradadas em toda a região, além da reestruturação da nossa Sementeira Municipal, que se transformou em um espaço de aprendizagem para toda a população; onde estamos produzindo as mudas que são utilizadas pela gestão ou doadas para outros municípios e entidades”, destacou o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Márcio Oliveira.

Até o momento o Programa SEMEAR já contemplou diversos municípios, órgãos, empresas e entidades do Sertão de Pernambuco, a exemplo do Banco do Nordeste, Cooperativa Agropecuária José de Josias (Santa Cruz da Baixa Verde), IBAMA/PREVFOGO, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Teto, ONG Vida (Salgueiro), Premocil, Projeto Serra Grande (Sistema Agroflorestal), Rede de Sementes do Programa São Francisco (PISF) do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (NEMA/UNIVASF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST), além das prefeituras de Calumbi, Carnaíba, Flores, Mirandiba, Santa Cruz da Baixa Verde, Tacaratu e Triunfo, que juntas receberam quase 1.300 mudas.

O PROGRAMA SEMEAR

A preparação de mudas acontece a partir de sementes doadas pela população, empresas e instituições, além da coleta de sementes em regiões de Caatinga. Desde 01 de março estão sendo utilizados apenas sacos biodegradáveis na preparação das mudas, reduzindo os impactos ambientais referentes às atividades da Sementeira Municipal. Quanto à distribuição das mudas, cada cidadão, empresa, associação ou órgão público poderá realizar a retirada de até 05 mudas por mês diretamente na Sementeira. Solicitações superiores a 05 mudas mensais deverão ser realizadas através do formulário disponível em: https://forms.gle/XT5N7fnrNQZJJECT7

SemeAr – Solicitação de Mudas
O preenchimento deste formulário só é necessário caso a solicitação seja superior à (05) cinco mudas por mês. Quantidades até esse valor podem ser retiradas diretamente na Sementeira Municipal.
forms.gle
ou via ofício à Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos.

ESPÉCIES DISPONÍVEIS

As espécies disponíveis são Moringa, Pimenta, Ipê Mirim, Pau Ferro, Tamboril, Flamboyant Mirim, Pereiro Vermelho, Jacarandá, Pinha, Goiaba, Graviola, Mamão, Maracujá, Pata de Vaca, Caju, Caraibeira, Romã, Ingazeira, Laranja, Atemoya, Ipê Roxo, Baraúna, Abacate, Condessa, Jatobá, Umburana, Aroeira, Amora, Angico, Palmeira, Pereiro, Pajeú, Embiratanha, Alcachofra, Limão, Angico de Bezerro, Paineira, Flamboyant Gigante, Acácia Cordão de Ouro, Jasmim Manga, Leucena, Nogueira e Tamarindo.

Prefeitos discutem realização de reveillon e carnaval em assembleia da Amupe

O surgimento da variante ômicron fez com que gestores municipais de todo o país, inclusive do estado de Pernambuco, cancelassem eventos de grande porte, a exemplo das festas de fim de ano e dos festejos de carnaval. Por este motivo, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vai realizar nesta quarta-feira (01/12), às 09h, uma assembleia extraordinária de prefeitos e prefeitas para discussão de cuidados e orientações sobre o tema.

A assembleia de amanhã marcará a volta das assembleias presenciais na Amupe. Todos os protocolos sanitários atuais serão respeitados. Segundo o presidente da Amupe e 1º secretário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), José Patriota, o pouco que se sabe sobre a nova variante do coronavírus já deixa os gestores preocupados.

“Os primeiros estudos mostram que o vírus se torna mais transmissível, o que pode gerar uma alta demanda por leitos de enfermaria e UTI, sendo este último algo que ainda não podemos afirmar com clareza. No entanto, os prefeitos e prefeitas de Pernambuco, cautelosos, cobraram informações à Amupe sobre o tema. Alguns já tomaram a decisão e outros esperam um posicionamento do governo do Estado”, disse Patriota. A expectativa da Associação é subsidiar as prefeituras municipais para tomada de decisões.

A reunião também trará outros assuntos de interesse da gestão pública, como aplicação dos 70% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com participação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), gestão do tratamento de resíduos sólidos, seguranças das barragens, dentre outros.

Serviço:

Assembleia Extraordinária de Prefeitos e Prefeitas | Amupe

Local: Sede da Amupe | Avenida Recife, 6205, Jardim São Paulo, Recife-PE, 50910-380.

Horário: 09h

Não é necessário realizar inscrição.

Em artigo, Armando fala sobre mobilização pelo Simples Nacional

Quando esteve à frente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e também no exercício do mandato de deputado federal, Armando Monteiro Neto teve atuação de destaque na implementação da lei que criou o Simples Nacional. Em novo artigo, ele fala sobre os 15 anos dessa conquista para o empreendedorismo brasileiro.

Leia a íntegra:

15 anos do Simples Nacional

A Lei que criou o Simples Nacional está completando 15 anos. Antes desse marco, não havia no País uma legislação empresarial em seus diversos aspectos (tributário, previdenciário, trabalhista e comercial) que garantisse em termos nacionais o tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas, apesar das disposições constitucionais.

Nesse sentido, gostaria de lembrar a memorável luta, que reuniu à época todo os segmentos empresariais do País, e que resultou em abril de 2005, na criação da Frente Empresarial pela Lei Geral, que tive a honra de coordenar como Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Essa mobilização resultou na histórica “Marcha para Brasília” que congregou em torno do mesmo objetivo mais de 4 mil pessoas e que culminou com a entrega de um Projeto de Lei aos Presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados, que viria a se tornar a futura Lei do Simples Nacional.

Devemos valorizar os benefícios proporcionados por esse regime tributário simplificado, desde então, para cerca de 18 milhões de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, que representam 99% do tecido empresarial, geram 55% do emprego formal, participam com 44% da massa salarial e são responsáveis por cerca de 30% do PIB nacional.

Ao longo desse período, como parlamentar acompanhei e pude contribuir com inúmeros aperfeiçoamentos do Simples Nacional, os quais destaco: a) o pagamento em uma guia única de oito tributos, sendo seis federais, um estadual e um municipal; b) a garantia de uma carga tributária menor em relação aos demais regimes tributários e c) a instituição da figura do Microempreendedor Individual (MEI), o que fomenta a formalização e assegura direitos previdenciários com uma alíquota de contribuição menor.

Apesar dos avanços do Simples, as micro e pequenas ainda são penalizadas pelos estados com o alargamento e uso indiscriminado da substituição tributária no ICMS, mesmo com as tentativas do Congresso Nacional em conter essa política tributária, que anula os benefícios da Lei Geral. Tenho a convicção de que a exitosa experiência do Simples Nacional nesses 15 anos irá nos inspirar para a construção de um sistema tributário mais funcional e justo, não somente para as micro e pequenas empresas, mas para toda a sociedade brasileira.

Armando Monteiro Neto

Ex-senador e ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Começa nesta terça, em Afogados, Copa Pernambuco de basquete sub-17

Tem início nesta terça (30) a COPA PERNAMBUCO DE BASQUETEBOL SUB-17. A competição vai até o próximo dia 06 de Dezembro, com as partidas sendo disputadas no centro desportivo (equipes masculinas) e na quadra da escola monsenhor Antônio de Pádua Santos (equipes femininas). A vacinação contra a COVID continuará sendo na quadra da escola. Só na parte da tarde, enquanto durar a competição, ela será transferida para uma sala daquela unidade de ensino.

A rodada inicial terá oito jogos, com início às duas tarde.

Confira os times que participam da competição: Sport Club do Recife
Associação Atlética RD Sports
Arajua Araripina
Fênix Cajazeiras (BA)
Conexão Basquete
Afogados da Ingazeira
Escolinha basquete Sertão
Desportivo Rio Grande (RN)
CSA Alagoas (AL)
Tabira
Federação Paraibana (PB)
Itapetim
Clube de Basquete Caruaru

A copa Pernambuco de basquete sub-17 é uma realização da Secretaria Especial do Esporte, órgão vinculado ao Ministério da Cidadania, Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da Deputada Federal Marília Arraes.

Sertânia realiza campanha Novembro Azul

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante todo este mês a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo chamar a atenção do público masculino para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Nesta segunda-feira (29/11) aconteceram em parceria com o CONDOMAR (Consórcio Intermunicipal Dom Mariano), 60 coletas de PSA (Antígeno Prostático Específico). O público presente foi encaminhado através das UBSFs, após avaliação médica, de acordo com a quantidade de vagas disponibilizadas pelo consórcio. O intuito é verificar se existe alguma alteração urinária ou na próstata. Caso isso aconteça, outros exames serão solicitados, como ultrassonografia e toque retal.

O senhor João Bezerra Feitosa, do bairro Mário Melo Nova, participou da ação e demonstrou muita satisfação com o evento.  “Muito bom mesmo, foi tranquilo, rápido, nem doeu. Tem que cuidar da saúde, o preconceito é besteira, é melhor prevenir, porque depois pode ser tarde”, pontuou.

Ao longo do mês, todas as UBSFs realizaram atividades para a promoção da saúde do homem. Foram feitas palestras com orientações para modificações de estilos de vida com hábitos saudáveis, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas e os homens também puderam aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia, assim como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Essas ações foram intensificadas em novembro, mas acontecem durante todo o ano.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico para realizar o exame de toque retal e o PSA.

O câncer de próstata é o mais comum e o segundo câncer que mais causa morte entre os homens. Se descoberto em fase inicial, tem grandes chances de cura. Por isso, os exames de rotina são fundamentais.

Afogados dá a largada para construir seu novo plano diretor

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira fez nesta segunda (29), o lançamento do processo de revisão para construção do seu novo plano diretor, instrumento de planejamento urbano que irá projetar a cidade para o futuro.

O evento aconteceu no cineteatro São José, com uma boa presença de público, e foi transmitido pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube. O público foi recepcionado pelos tabaqueiros, tradicional personagem do carnaval de Afogados. Antes das falas das autoridades, a dupla de repentistas Diomedes Mariano e José Carlos do Pajeú, puseram em versos alguns dos temas que serão tratados no plano diretor, e a sua importância para o funcionamento da cidade.

O Prefeito Alessandro Palmeira destacou a importância da participação popular na elaboração do plano. “Tudo será dialogado. Ouvindo, pesquisando a opinião e incorporando as sugestões da população, das instituições da sociedade civil. Haverá interesses, pontos de vista muitas vezes conflitantes. Mas ao final deverá prevalecer sempre o bem comum, o interesse coletivo,” avaliou o Prefeito Alessandro Palmeira.

“Que cidade queremos para nós e nossos filhos? Uma cidade quente ou de um clima mais ameno?! Um cidade sem árvores ou uma mais arborizada? Uma cidade onde nossos idosos possam andar sem risco de queda ou uma cidade onde a cada metro de calçada eles tenham um obstáculo para transpor? São algumas das perguntas que todos nós temos que ajudar a responder”, questionou o Presidente da Amupe, José Patriota.

Presentes à cerimônia, também usaram da fala os ex-prefeito Totonho Valadares, o vice-prefeito Daniel Valadares, o promotor Lúcio Luiz de Almeida, o coordenador do processo de revisão, Fernando Morais, e o vereador Presidente da Câmara, Rubinho do São João, em nome daquela casa legislativa. Presentes também na composição da mesa, os vereadores César Tenório, Douglas Eletricista, Raimundo Lima, Gal Mariano e Erickson Torres.

O Prefeito Alessandro Palmeira fez o lançamento oficial do site onde a população poderá participar. Você inclusive já pode dar a sua contribuição acessando o site da Prefeitura www.afogadosdaingazeira.pe.gov.br
e clicando no link para o plano diretor. Lá estão os diversos eixos temáticos e os espaços para ouvir a sua opinião e sugestão. Segundo o coordenador Fernando Morais, o site será uma das ferramentas de participação. “Além do site, vamos fazer pesquisas de opinião, audiências públicas e reuniões com os diversos segmentos de nossa sociedade. O plano deve ser e será amplamente discutido,” disse Fernando.

Selomar Breda, coordenador do ITCO – Instituto Tecnologico do Centro Oeste – empresa com 18 anos de expertise em processos de construção de planos diretores, contratada para revisar o de Afogados, fez uma explanação sobre o que consiste o plano, suas diversas etapas de construção, de escuta da população, e a sua importância para a cidade que queremos no futuro. Após cumpridas todas as etapas, o material produzido será transformado em lei e encaminhado pelo executivo para discussão na câmara. De acordo com a lei, o prazo para esse envio é de dez meses, tempo que durará todo o processo de construção do novo plano diretor.