Bolsonaro na ONU: ‘Vim mostrar um Brasil diferente’

Foto: Pool/AFP

Por: Natasha Werneck – Estado de Minas

Por: Roger Dias

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) abriu a 76ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (21) retrucando as informações divulgadas sobre seu governo pela imprensa internacional. Segundo o chefe do Executivo, desde que assumiu o comando o Brasil, em janeiro de 2019, não houve casos de corrupção.

“Venho aqui mostrar o Brasil diferente daquilo publicado em jornais ou visto em televisões”, iniciou o discurso. “O Brasil mudou e muito depois que assumimos o governo em janeiro de 2019, estamos há dois anos e oito meses sem qualquer caso concreto de corrupção. O Brasil tem um presidente que acredita em Deus, respeita a Constituição, valoriza a família e deve lealdade ao seu povo”, disse Bolsonaro.

O presidente ainda disse que o Brasil estava “à beira do socialismo”, mas que agora as coisas mudaram. “É uma sólida base se levarmos em conta que estávamos à beira do socialismo. Nossas estatais davam prejuízo de bilhões de dólares no passado e hoje são lucrativas. Nosso banco de desenvolvimento era usado para financiar obras em países comunistas sem garantias. Quem honrava esses compromissos era o próprio povo brasileiro. Tudo isso mudou, apresento um novo Brasil com sua credibilidade já recuperada diante do mundo”, afirmou.

O chefe do Executivo desembarcou nos EUA com a comitiva presidencial no domingo (19/9). Desde então, Bolsonaro se reuniu com outros líderes mundiais, entre eles Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido.
Ele é o único entre os 19 líderes do G20 (composto pelas 19 principais economias mais a União Europeia) a não ter tomado a vacina contra a COVID-19.
Essa foi a terceira participação de Bolsonaro na ONU desde que assumiu o mandato, em 2019. O representante do Brasil é sempre o primeiro a discursar desde 1947.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.