CHEF ROBERTA SUDBRACK MINISTRA PALESTRA NO RECIFE

Ela defende relação mais estreita com os pequenos produtores rurais

A chef gaúcha, Roberta Sudbrack, aporta no Recife para participar como palestrante do Festival Gastronômico Sabor do Campo, que integra a programação do 28º Agrinordeste, na quinta-feira (07), às 15h 30. No encontro, ela aborda o tema “O Homem do campo: personagem indispensável para a produção gastronômica!”.

Com 26 anos de carreira, ela que é um dos mais importantes nomes da gastronomia brasileira. Atualmente, à frente do restaurante Sud, no Rio de Janeiro, Sudbrack acredita na comida simples, na relação mais estreita com os pequenos produtores rurais e na valorização de receitas afetivas. Muitas de suas receitas foram inspiradas na forma de cozinhar de sua avó Iracema.

Em 2005, escolheu a cidade do Rio de Janeiro e inaugurou um sofisticado restaurante que levou o seu nome, criando um menu degustação modificado diariamente, de acordo com os ingredientes mais frescos. Uniu a gastronomia aos conceitos de moda, arte, design, música e literatura para atualizar suas referências e lançar, a cada ano, suas coleções gastronômicas.

Em 2015, foi eleita a melhor chef mulher da América Latina (Veuve Clicquot Latin America’s Best Female Chef 2015, da revista inglesa ‘‘Restaurant’’. O RS, fechado em 2016, acumulou três estrelas no Guia Quatro Rodas e uma no Guia Michelin, além dos incontáveis prêmios e honrarias recebidos ao longo desta década. Em 2012 e 2013 figurou entre os 100 melhores restaurantes do mundo (segundo a revista inglesa Restaurant). Já em 2014, foi o único restaurante brasileiro entre os 50 melhores do mundo (48º colocação) segundo a publicação britânica Elite Traveler.

CRÈDITO DA FOTO: Evaldo Parreira