Governo do Tocantins envia gestores para conhecer experiências exitosas em Afogados

Uma delegação do Governo Estadual do Tocantins esteve nesta quinta (14) em Afogados, conhecendo diversas experiências exitosas desenvolvidas pela Prefeitura e pela Diaconia.

Reginaldo Rocha e Arlete Leite, da Gerência de Agroenergia e Floresta da Secretaria de Agricultura do Tocantins; e Daniara Camelo, Diretora de Desenvolvimento Agrário e Crédito Fundiário da mesma Secretaria, foram recepcionados pelo vice-prefeito, Daniel Valadares, e por Ita Porto, coordenadora regional de Diaconia.

Pela manhã, no centro de logística, eles assistiram a uma apresentação do modelo de gestão com monitoramento por resultados implantado em Afogados.

Nas visitas de campo, eles conheceram as experiências dos biodigestores implementadas pela Diaconia, além de projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Afogados, como a Farmácia Viva (visitaram a sementeira e o laboratório onde as plantas são processadas e transformadas em fitoterápicos) e o sistema de reuso de água que abastece o Estádio Vianão.

À tarde, foram à comunidade de Carnaubinha, conhecer uma unidade da agricultura familiar sustentável, que fornece alimentos para o PAA de Afogados.

“Foram visitas bem proveitosas. De início íamos levar apenas a tecnologia do biodigestor. Mas encontramos uma gama muito maior de experiências aqui, e que podemos replicar como política pública em nosso Estado. Afogados da Ingazeira está de parabéns pelas iniciativas exitosas quem vem implementando,” destacou Reginaldo Rocha.

A delegação foi acompanhada também por Edilson Silva, assessor especial da Secretaria de meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco; por Elias Silva, assessor técnico da Prefeitura de Afogados, além de outros técnicos do governo municipal e da Diaconia.

A delegação do Tocantins fica em Afogados até sábado, quando visitarão a feira agroecológica do município.