Sertânia realiza dia D de Multivacinação neste sábado (16)

Neste sábado (16/10) a Secretaria Municipal de Saúde de Sertânia promove o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2021. Todas as UBSFs, da sede, vilas, povoados e sítios, estarão abertas das 8h às 16h, assim como o Centro de Saúde da Mulher e da Criança. O objetivo é atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

É importante estar com a caderneta de vacinação em mãos, para que sejam avaliadas quais vacinas ainda não foram administradas. Estão sendo oferecidos 18 tipos de vacinas, que protegem contra doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.

As vacinas disponíveis para as crianças são: BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, tetraviral, tríplice bacteriana, varicela e HPV. Já para os adolescentes: HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY.

Não há contraindicação para aqueles adolescentes a partir de 12 anos que tomaram a vacina da Covid-19 ou irão tomar. O PNI permite, inclusive, a vacinação simultânea e garante segurança de aplicação.

“Sabemos que muitos pais trabalham durante a semana e por isso não conseguem levar seus filhos ao posto de saúde, então o dia D é importante para alcançar esse público. Pedimos às pessoas que têm crianças ou adolescentes menores de 15 anos, que procurem as unidades para que esse grupo tenha a caderneta de vacinação atualizada”, destacou a coordenadora do PNI em Sertânia, Mayani Ferreira.