Semana Santa: Detran monta operação com serviço de apoio, fiscalização e educação no trânsito

base foi montada pelo detran-PE para o feriado  (Foto: Detran-PE)
base foi montada pelo detran-PE para o feriado (Foto: Detran-PE)

Equipes fazem plantão às margens da BR 232 nas principais cidades com fluxo de veículos crescente para o feriado

Para reforçar a segurança na Semana Santa, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) preparou uma programação preventiva e educativa com operações nas principais cidades polos de eventos.
Está previsto um serviço de socorro a veículos, em parceria com a Porto Seguro, como apoio aos motoristas que tenham problemas mecânicos.
para o período, foi montada uma base de apoio no cruzamento da BR-104 (Caruaru) com a PE-145, com duas equipes volantes de agentes em patrulhamento viário constante no trecho da PE 145 até o Teatro de Nova Jerusalém.
A partir daí, numa parceria com a Porto Seguro, das 15h às 22h, um caminhão guincho estará disponível nesta quinta (28), na sexta (29) e no sábado (30) oferecendo suporte a motoristas que tenham dificuldades mecânicas nos veículos.
“A medida garante mais tranquilidade aos motoristas, uma vez que podem contar com um socorro, caso ocorra algum incidente no percurso até o teatro”, explica o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano. A ação consiste em deslocar o veículo com problema, para o ponto de apoio do órgão, até a chegada do socorro particular, garantindo a segurança do motorista e a livre circulação dos demais veículos.
Para garantir a fluidez na circulação de veículos, a Diretoria de Fiscalização ainda definiu pontos de mobilidade e apoio a prevenção de sinistros, localizados às margens da BR-232, nos seguintes locais: Recife (Curado), Moreno, Pombos, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Brejo da Madre de Deus, São Caetano, Pesqueira, Belo Jardim e Sanharó. A operação vai até este domingo (dia 31) envolvendo 200 agentes e 250 lançamentos de viaturas e motocicletas.
As atividades educativas e de atendimento à população também prosseguem nesta sexta (29) e sábado (30), na cidade teatro de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus.

A ação reúne a descontração da Turma do Fom-Fom, artistas educadores de trânsito, levando dicas de segurança nas estradas. Além disso, as equipes da Fiscalização também participam com medidas de apoio à prevenção de sinistros.
Quem chega a Nova Jerusalém vai encontrar um caminhão dotado de jogos e opções recreativas para a criançada, fazendo alusão a situações no trânsito. Na área externa, adultos podem utilizar os óculos que simulam embriaguez, instrumento que contribui para conscientizar sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir veículos.
Para o público que se desloca até Nova Jerusalém, o Detran-PE ainda disponibiliza o “Detran Por Aqui”, veículo com infraestrutura de equipamento e pessoal apto para atendimentos volantes.
No ponto é possível abrir processos, acompanhar protocolos, verificar pontuação da Carteira de Habilitação, fazer agendamentos, além de obter informações e tirar dúvidas sobre serviços de habilitações e veículos.
Por: Diario de Pernambuco