
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira participou nesta terça (23) do Fórum do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano – COMDRUR, que reúne representantes de associações e conselhos rurais do município.
O encontro aconteceu no sindicato de trabalhadoras e trabalhadores rurais de Afogados da Ingazeira. Durante a reunião, as secretarias municipais de meio ambiente e de agricultura, lançaram um programa de sementes crioulas, das espécies de milho batité, sabugo fino e dente de burro. O programa é direcionado aos agricultores familiares e está em fase de testes em quatro comunidades rurais.

“O sementes crioulas já está em fase de testes, estamos atuando em quatro comunidades. Esse programa vai garantir sementes de qualidade aos nossos produtores, aquela semente nativa que tínhamos no passado. Esse é um resgate que buscamos fazer para garantir mais qualidade e sustentabilidade para a nossa agricultura familiar,” destacou o secretário de meio ambiente de Afogados, Adelmo Santos.

O secretário de agricultura, Valberto Amaral, fez um balanço das ações do programa municipal de aração de terras, o Terra Viva, e debateu com os agricultores o planejamento das ações para 2026. As ações de aração de terras deverão iniciar em 04 de janeiro do próximo ano, mês previsto para o início das chuvas na região.
“Aproveitamos também para prestar contas das mais de cento e sessenta cisternas que estão sendo construídas aqui em Afogados, em parceria com as organizações não governamentais,” afirmou Valberto Amaral, secretário municipal de agricultura.
A reunião contou ainda com as participações de Vilsomary Marques, presidente do COMDRUR; José Matias, Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais; representantes do IPA e dos vereadores César Tenório e Lucineide Cordeiro.
