Lula discutirá com Tebet possibilidade de candidatura ao governo de SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutirá com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, uma eventual candidatura ao governo de São Paulo.

Com a resistência de Fernando Haddad (Fazenda) em ser candidato ao governo paulista, Lula tem encontrado dificuldades em viabilizar um palanque eleitoral no maior colégio eleitoral do país.

MDB, partido da ministra, porém, resiste ao lançamento de Tebet no estado. A sigla já sinalizou apoio à reeleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Por isso, tem preferência que Tebet seja candidata a senadora pelo Mato Grosso do Sul. O entorno da ministra também tem preferência de que ela não mude seu domicílio eleitoral.

Uma definição deve ocorrer apenas em março, após uma conversa definitiva entre Lula e Haddad.

O PT tem pressionado para que o ministro seja candidato ao governo, mas ele prefere coordenar a campanha à reeleição de Lula.

O presidente tem salientado que, assim como em 2022, precisa de um palanque forte em São Paulo.

Na disputa passada, o desempenho de Haddad segurou votos na Região Metropolitana de São Paulo, evitando uma vitória nacional de Jair Bolsonaro (PL).

O presidente chegou a defender uma candidatura ao governo paulista do vice-presidente Geraldo Alckmin, do PSB. Alckmin, porém, tem preferência em seguir na chapa presidencial, ainda mais diante de uma provável candidatura à reeleição de Tarcísio de Freitas.

Além do palanque ao governo paulista, Lula também tem dificuldades nas candidaturas ao Senado Federal em São Paulo. Para uma das vagas, ele avalia lançar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.