Ex-ministro e deputado federal Raul Jungmann morre aos 73 anos

Raul JungmannPor Blog da Folha

Morreu, neste domingo (18), o ex-ministro e deputado federal Raul Jungmann, em Brasília, aos 73 anos de idade. A informação foi divulgada pelo O Globo.

De acordo com o jornal, Jungmann estava internado no hospital DF Star, na capital federal. Ele tratava um câncer no pâncreas diagnosticado há alguns anos.

Trajetória
Nascido no Recife, em 3 de abril de 1952, Raul Belens Jungmann Pinto foi ministro do Desenvolvimento Agrário e ministro extraordinário de Política Fundiária do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), além de ministro da Defesa e ministro extraordinário da Segurança Pública do governo Temer.

Em Pernambuco, Jungmann foi deputado federal por três mandatos, além de vereador do Recife.

O ex-ministro começou sua vida política em 1972. Na época, Jungmann, filiado ao MDB, participou ativamente no movimento Diretas Já.

Após a redemocratização, Jungman foi filiado ao PCB, e ajudou a fundar o PPS, ao qual pertenceu até março de 2018.

Em 2011, por indicação de Aécio Neves, Jungmann ocupou o cargo de conselheiro da Light S.A., empresa controlada pela estatal elétrica de Minas Gerais, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Por indicação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o ex-ministro também ocupou os cargos de conselheiro da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam/SP).

Atualmente, Raul Jungmann era o diretor-presidente do do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), uma organização privada, sem fins lucrativos, responsável pela produção mineral no Brasil.

Políticos lamentam
A morte de Jugmann foi bastante lamentada por políticos pernambucanos. Por meio de nota, a governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), reconheceu a trajetória do ex-político e prestou solidariedade aos familiares e amigos.

Atual presidente do Banco do Nordeste do Brasil e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara destacou os importantes trabalhos prestados por Jungmann no enfrentamento à violência.

“Registro aqui meu profundo pesar pelo falecimento do ex-ministro e ex-deputado federal Raul Jungmann. Um homem público com relevantes serviços prestados em todos os cargos que ocupou. Jungmann realizou um importante trabalho no enfrentamento à violência durante sua passagem pelo Governo Federal com a criação do Sistema Único de Segurança Pública. Minha solidariedade a todos os seus familiares e amigos nesse momento de dor”, afirmou Câmara.

O ministro de Portos e Aeroportos do governo federal, Silvio Costa Filho (Republicamos), também ressaltou o diálogo de Raul Jungmann em sua trajetória polítia.