Relator de projeto que bota acervo da Fundaj em risco, Tadeu Alencar promete trabalhar por rejeição: “Um atentado”

O Deputado Federal Tadeu Alencar (PSB-PE) foi designado na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados para ser relator de um Projeto de Lei que permite que municípios e instituições que comprovem ter relações diretas com a origem de itens do acervo da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, requeiram sua guarda e manutenção. O projeto (PL 1274/21) é do Deputado Christino Aureo (PP-RJ) e Tadeu foi designado para a relatoria nesta semana. O parlamentar pernambucano já deixou claro que o seu relatório será pela rejeição do projeto.

“O PL 1427/21 é um atentado direto ao acervo da Fundação Joaquim Nabuco, uma das mais respeitáveis instituições brasileiras e depositário fiel e zeloso de boa parte da memória do nordeste e brasileira. Vamos cerrar fileiras contra o projeto. Ele é um retrocesso. Há outros mecanismos de preservação da história local e regional. Não é desmontando o que é uma instituição exemplar, que se resgata a memória de outras regiões do País”, comentou Tadeu Alencar.

Tadeu já iniciou uma série de articulações para montar o seu relatório em defesa da Fundação Joaquim Nabuco.

“Vou receber contribuições da própria Fundação Joaquim Nabuco e vamos trabalhar na perspectiva de fundamentar um sólido relatório para rejeitar esse projeto. Esse projeto é um equívoco e por isso nós não vamos permitir que uma instituição que teve a mão de Gilberto Freyre e que tem o nome de Joaquim Nabuco seja afetada por uma iniciativa como essa”.

Tadeu lembra ainda que já existem meios para que aconteçam eventuais cessões de acervo, como aconteceu com a própria Fundação Joaquim Nabuco quando cedeu uma parte do seu acervo para a estruturação do Cais do Sertão, também no Recife.

“Já existem mecanismos que permitem eventual cessão de acervo como por exemplo em relação ao Cais do Sertão, que a Fundaj cedeu parte do seu acervo para fortalecer o Museu. Não há razão para dar instrumentos para um desmonte como esse”.

Tadeu deve colher as informações necessárias nos próximos dias para apresentar o seu relatório na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.