‘Enem dos concursos’: locais de provas serão divulgados nesta quinta (25); saiba como consultar

Locais de prova do 'Enem dos concursos' pode ser consultado a partir desta quinta-feira (25/04)Jefferson Albuquerque

As avaliações do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), comumente conhecido como “Enem dos concursos”, estão agendadas para o dia 5 de maio, um domingo, em 228 cidades em todo o Brasil.

Os pontos de aplicação das provas serão anunciados nesta quinta-feira (25), às 10h, conforme comunicado emitido pelo Ministério da Gestão, entidade responsável por essa iniciativa.

Como consultar os locais de prova do Enem dos concursos?

As informações referentes ao local de realização do exame de cada candidato estarão disponíveis no cartão de confirmação, que também inclui dados como o número de inscrição e os horários das provas, além de indicar se o inscrito terá direito a atendimento especializado ou a ser tratado pelo nome social.

O referido documento estará acessível na área do candidato, no mesmo site onde a inscrição foi realizada. Para acessá-lo, será necessário efetuar o login utilizando os dados da conta gov.br.

De acordo com o governo federal, a distribuição dos candidatos nos locais de prova foi realizada considerando o CEP informado no momento da inscrição.

As provas ocorrerão em dois turnos: pela manhã, os portões serão abertos às 7h30, enquanto à tarde, o acesso será permitido a partir das 13h. Todas as etapas seguirão o horário oficial de Brasília.

Inscritos no Enem dos concursos

Mais de 2,1 milhões de indivíduos efetuaram suas inscrições para o Enem dos concursos. Os candidatos estão pleiteando um total de 6.640 oportunidades distribuídas em 21 órgãos do governo federal. A entidade responsável pela condução do processo seletivo é a Fundação Cesgranrio.

Os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação serão divulgados em 3 de junho.

Por sua vez, a publicação do resultado final está programada para ocorrer em 30 de julho. O processo de convocação para posse e participação em cursos de formação terá início a partir de 5 de agosto.

O que pode e o que não pode no Enem dos Concursos

Enem dos concursos: como vão ser as provas?

As provas do Enem dos concursos serão conduzidas da seguinte maneira:

Período Matutino (2h30 de duração):

  • Para candidatos de nível superior: provas objetivas abrangendo conhecimentos gerais (20 questões) e uma prova discursiva sobre conhecimentos específicos do bloco.
  • Para candidatos de nível médio: provas objetivas (15 questões) e uma redação.

Período Vespertino (3h30 de duração):

  • Para candidatos de nível superior: provas objetivas focadas em conhecimentos específicos (50 questões).
  • Para candidatos de nível médio: provas objetivas (45 questões).

As provas para o nível médio não englobam questões dissertativas, sendo apenas a redação exigida no período matutino.

Essas avaliações possuem caráter classificatório e eliminatório, constituindo a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá uma validade de 12 meses.

As demais etapas compreendem:

  • A realização de perícias médicas (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas destinadas às pessoas com deficiência.
  • O procedimento de verificação da condição autodeclarada para pessoas negras.
  • O procedimento de verificação documental complementar para indígenas.

Adicionalmente, para determinadas posições, haverá uma segunda etapa de avaliação de títulos.