Canto Mãe Coruja de Sertânia alerta sobre importância da prevenção ao suicídio

O Canto Sertânia, do Programa Mãe Coruja Pernambucana, promoveu uma “Roda de Conversa” sobre a importância da prevenção ao suicídio.

A atividade faz parte das ações da Campanha Setembro Amarelo e reuniu as usuárias do programa no município. A iniciativa visa destacar a importância em realizar a prevenção durante todo o ano.

A ação foi conduzida pela psicóloga Jucylândia Rocha e a assistente social Keite Moniz do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Sertânia. As profissionais conduziram a roda de conversa estimulando a conscientização sobre o suicídio, ressaltando a importância da prevenção e da identificação de pessoas em sofrimento e que precisam de ajuda.

De acordo com elas, é possível identificar sinais de alerta, como: falar de morte e suicídio frequentemente; confessar que se sente sem esperança; sentimento de culpa e falta de autoestima, além de apresentar atitudes que ocasionam na verbalização de expressões como: “vou desaparecer”, “vou deixá-los em paz”, “tudo que quero é dormir e não acordar mais”, entre outras expressões.

A ação foi realizada no Canto Mãe Coruja de Sertânia, na segunda-feira (13/09) com a presença das técnicas do programa no município, Nadja Delgado e Marta Tenório, com a participação da coordenadora Elaine Albuquerque e a professora Clarice Ramalho do Círculo de Educação e Cultura – CEC.

O Canto Sertânia é vinculado no município à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Em Sertânia, é possível buscar ajuda, por exemplo, junto aos serviços da Rede de Proteção Social do CRAS, vinculado à SDSC, aos serviços do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, da Secretaria Municipal de Saúde, etc. Também é possível através do Centro de Valorização da Vida – CVV, que presta apoio emocional e promove a prevenção ao suicídio atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, de forma sigilosa, por telefone (188 – ligação gratuita), e-mail ou chat diariamente, através do site: www.cvv.org.br/